Absurdamente maravilhosa. Essa cerveja comemorativa da St. Bernardus é uma das melhores cervejas que já tomei, sem sombra de dúvidas. Estou até agora perplexo de tão boa que ela é. Aroma frutado, aparência escura e espuma duradoura. Resquício de caramelo e carvalho no gosto, com o retroglosso bastante frutado e evidente. Cada gole dá vontade de tomar outro.
Comprei três garrafas numa loja, porque achei rara essa edição natalina, talvez fosse o mesmo que as outras mas mais forte. Primeiro por isso achei que eu tinha exagerado, mas mudei de ideia assim que abri a garrafa e senti de imediato um cheiro que eu não sentia ha seis anos, NATAL. Depois de anos morando fora do Brasil e longe da família, o cheiro ainda na garrafa é totalmente do antigo natal da casa da minha avó. No copo, o líquido negro e bonito, com espuma curta e persistente (característica da St. Bernardus) e o aroma se intensificou, predominância de passas e frutas secas, como em um panetone fresco. No sabor, trufas, muitas passas, castanhas, damasco e frutas cristalizadas, até fios de ovos e cereja em conserva eu peguei. Uma das cervejas mais maravilhosas que já tomei na vida, e sem dúvida a mais complexa. Nota 10 absoluta, tomei em quinze minutos, o que pediu mais, obviamente. Que bom que ainda tenho uma na geladeira.
Degustação 2024
Apresentou coloração rubi escuro com espuma bege de média formação e longa persistência. No aroma temos caramelo, anis, avelã, tâmaras secas, damasco, açúcar mascavo, canela, cravo, ameixa, Porto, geleia de frutas vermelhas e cerejas em calda. Na boca as portas permanecem, complementadas por chocolate, figos secos e casca de pão. Tem bom corpo, carbonatação moderada e textura sedosa. Excelente!
Degustação 2015
Anis, canela, frutas secas, açúcar mascavo, vinho tinto e banana passa (leve) são notas de destaque nessa boa breja de natal. A linha St Bernardus é impressionante: nunca tomei nada mais ou menos deles, só coisa boa.
St. Bernardus Christmas Ale - Brasserie St. Bernardus
Data de degustação: 12/04/2014
Volume: 750 mL
Temperatura de degustação: 15,1 °C
Horário de degustação: 19:37
Copo: Poco Grande
1. Aroma: floral, condimentado (canela e gengibre) e frutas secas, ameixa. Em segundo plano, o aroma de álcool se faz presente, bem como um leve toffee e malte. Ha uma reminiscencia de madeira presente no aroma que aparece quando o copo aquece. Complexo e muito agradável.
2. Aparência: marrom, transparente, com espuma levemente bege, abundante e duradoura.
3. Sabor: é a complexidade dos aromas representado no sabor. No ataque, os sabores de frutas (banana) e frutas secas e ameixa aparecem fortemente, seguido de sabores típicos de cravo-da-índia e de rosas (indicando a presença de álcool fusel). No retrogosto, um gostoso sabor adocicado, sem ser enjoativo, maltado e com um toque de caramelo/toffee.
4. Sensação: corpo médio/encorpado, carbonatação crocante. Alcool se faz presente na forma de uma "quentura" na garganta.
5. Avaliação geral: otima christmas ale, muito aromatica e saborosa. Apesar do elevado teor alcoolico, a cerveja tem uma boa drinkability. Excelente para os dias frios de inverno.