Serviço da Cerveja

Mais
13 anos 4 meses atrás #35855 por João Gabriel Margutti Amstalden
Fala Confrades!!!

Seguinte, sempre queremos tirar o máximo de proveito das nossas queridas brejas. Acredito que a hora de despeja-la no copo seja importantissimo pois a espuma e o aroma estão diretamente ligados a isso.

Garret Oliver diz o seguinte no seu livro Brewmaster´s Table: " O copo deve ser inclinado e a cerveja despejada gentilmente em suas laterais. Isso preserva a carbonatação e previne formação excessiva de espuma. Quando o copo estiver 2/3 cheio, deixe-o reto e despeje o resto no centro para a espuma se formar até o bojo do copo."

Eu vinha fazendo dessa maneira. Lendo agora o Tasting Beer do Randy Mosher ele descreve outro modo de servir: " Despeje a cerveja diretamente no centro do copo, que deve estar reto. Escorrer ela pela lateral é para maricas e irá resultar em uma cerveja com muito gás, pouco aroma e espuma fraca e que desfaz rápido. Um serviço vigoroso irá criar bastante espuma, e isso é bom pois, quando assentar a espuma será mais densa e permancerá. Também é importante dispensar um pouco da carbonatação, muita efervescência esconde o aroma dos lúpulos e enche você muito rápido."

Quando duas sumidades dividem opiniões, ficamos na dúvida e recorremos aos confrades! :laugh:

Como vocês servem o nobre liquído?

grande abraço

Gastronomia com cerveja > www.panelademalte.blogspot.com
Mais
13 anos 4 meses atrás #35856 por Renato .
Respondido por Renato . no tópico Re: Serviço da Cerveja
Na maioria das vezes eu sirvo no estilo Garret Oliver.

Pensando no caso da carbonatação como tempo a cerveja vai perdendo a carbonatação e vc aprecia ela dos dois jeito bem carbonatada e menos, mas de acordo coma espuma não sei qual seria melhor.

Tem cerveja que forma uma espuma monstruosa mesmo deitando o copo e tem cerveja que vc pode servir de 2 metros de altura que não forma nada.
Mais
13 anos 4 meses atrás #35857 por fernando pereira frassetto
Eu também sirvo como o Oliver, e concorddo com o Renato, tem cerveja que forma bastante espuma mesmo colocando-a "gentilmente" no copo. A carbonatação depende muito da temperatuta, também. Fora do ideal a espuma tende a se formar mais ou menos, muitas vezes prejudicando a cerveja.
Mas vou testar o modo do Mosher, vou ver no que dá...
Mais
13 anos 4 meses atrás #35860 por André Silva
Respondido por André Silva no tópico Re:Serviço da Cerveja
Particularmente gosto mais de fazer como o Randy Mosher.
Acho que colocar a cerveja com o copo deitado negligencia um pouco a espuma.
Lembrando que a espuma ajuda a agitar o liquido e liberar os aromas.

Mesmo porque, não gosto de encher o copo, geralmente coloco só metade e depois vou completando.
Até com weizens faço isso, mas geralmente tomo em snifters.

Gosta de cerveja e de viagem? Visite meu blog! www.TravelAndBeer.com
www.twitter.com/andre_silva_84
Mais
13 anos 4 meses atrás #35862 por Felipe Menezes
Respondido por Felipe Menezes no tópico Re:Serviço da Cerveja
Eu reparei isso quando fui ao Delirium Café de Bruxelas: todos servem com o copo inicialmente deitado. Sendo assim, tomei como referência.

A cerveja tem que ter a espuma na medida certa e não consigo isso despejando diretamente.
Mais
13 anos 4 meses atrás - 13 anos 4 meses atrás #35865 por Renato .
Respondido por Renato . no tópico Re:Serviço da Cerveja
André tb sigo o seu exemplo, tomando aos poucos, a primeira servida eu faço ao estilo Oliver e depois sigo com o exemplo do Mosher. acho que dá para avaliar dos dois jeitos.

To louco para comprar um snifer (é assim que escreve????)
Ultima edição: 13 anos 4 meses atrás por Renato ..
Tempo para a criação da página:0.336 segundos