O que tenho estudado é que, tradicionalmente, as cervejas Belgas eram classificadas (entre outras) em Belgian Ale, Dubbel e Tripel. A diferença era o número de lavavens pelo qual passava o mosto e não a quantidade de Malte em si, quer dizer, quanto mais 'lavado' fosse o mosto, menos denso ele seria, e teria menos álcool. Assim, as Belgian Ales passavam por 2 lavagens, as Dubbels passavam por 1 lavagem e a Tripel não passava por lavagem.
Posteriormente, até hoje em dia, os estilos foram criando características próprias, e criado o "estilo" Quadruppel... Assim, hoje, cada estilo tem suas prórpias características de ABV, SRM e IBUs...
Bom, minhas sensações das Rocheforts é que a R6 (classificada como Dubbel) é mais suave e deixa muito a desejar às outras duas, tem leve sabor de caramelo e Toffe, sem amargor, prefiro a Westmale ou Affligem, que ainda são mais baratas. As R8 e R10 são classificadas como Belgian Strong Dark Ale, já que o estilo 'Quadruppel' não consta no BJCP. Minha sensação é que a R8 parece mais uma Strong Dark Ale clássica, com caramelo e chocolate e uma carbonatação abundante, quase não se nota armagor do lúpulo. Já a R10 (das que eu tomei, TOP10) acho que chega mais perto do que conhecemos como Quadrppel, se sente mais o torrado, café e o Lúpulo... MARAVILHA!!!
De qualquer forma, amigo Diego, vais beber muito bem!!!