Dúvida: Rochefort 8 e 10

Mais
13 anos 6 meses atrás #40028 por Diego Maciel
Criado por Diego Maciel no tópico Dúvida: Rochefort 8 e 10
Pessoal, alguém poderia me explicar a diferença entre as 2 cervejas?

Cerveja: Rochefort 8
Álcool (%): 9.2% ABV
Estilo: Belgian Dark Strong Ale

Cerveja: Rochefort 10
Álcool (%): 11.3% ABV
Estilo: Belgian Dark Strong Ale

Acredito que existam outras diferenças além do teor alcoólico..

Estou com essas duas cervejas e também a Rochefort 6 em casa, mas gostaria de saber as diferenças antes de tomá-las...
Mais
13 anos 6 meses atrás #40029 por Odimi Toge
Respondido por Odimi Toge no tópico Re: Dúvida: Rochefort 8 e 10
Eu acho que a 8 é uma Dubbel e a 10 uma quadrupel. No caso, uma leva o dobro da carga de malte da outra.
Mais
13 anos 6 meses atrás #40033 por Claudinei  
Respondido por Claudinei   no tópico Dúvida: Rochefort 8 e 10
Devo ter lido em algum lugar que a receita das três é basicamente a mesma, variando apenas na densidade do mosto. A densidade pode variar em função da carga de malte e/ou cereais não maltados/açúcar. Quanto mais denso o mosto, mais rango para as leveduras e consequentemente mais álcool no final. Acho que a classificação "Belgian Dark Strong Ale" para as duas está adequada, enquanto que a 6 seria uma "Belgian Dubbel"...

Provei a 6 no último sábado, agora tenho a 8 e a 10 na fila, na minha mini-adega a 12 graus... minha expectativa é grande!
Mais
13 anos 6 meses atrás #40036 por Felipe Menezes
Respondido por Felipe Menezes no tópico Dúvida: Rochefort 8 e 10
Mesmo sendo similares, a sensação ao beber cada uma é diferente. A carga de malte e a potência alteram de forma interessante a experiência
Mais
13 anos 6 meses atrás #40045 por Paulo Brunoro
Respondido por Paulo Brunoro no tópico Re: Dúvida: Rochefort 8 e 10
O que tenho estudado é que, tradicionalmente, as cervejas Belgas eram classificadas (entre outras) em Belgian Ale, Dubbel e Tripel. A diferença era o número de lavavens pelo qual passava o mosto e não a quantidade de Malte em si, quer dizer, quanto mais 'lavado' fosse o mosto, menos denso ele seria, e teria menos álcool. Assim, as Belgian Ales passavam por 2 lavagens, as Dubbels passavam por 1 lavagem e a Tripel não passava por lavagem.
Posteriormente, até hoje em dia, os estilos foram criando características próprias, e criado o "estilo" Quadruppel... Assim, hoje, cada estilo tem suas prórpias características de ABV, SRM e IBUs...
Bom, minhas sensações das Rocheforts é que a R6 (classificada como Dubbel) é mais suave e deixa muito a desejar às outras duas, tem leve sabor de caramelo e Toffe, sem amargor, prefiro a Westmale ou Affligem, que ainda são mais baratas. As R8 e R10 são classificadas como Belgian Strong Dark Ale, já que o estilo 'Quadruppel' não consta no BJCP. Minha sensação é que a R8 parece mais uma Strong Dark Ale clássica, com caramelo e chocolate e uma carbonatação abundante, quase não se nota armagor do lúpulo. Já a R10 (das que eu tomei, TOP10) acho que chega mais perto do que conhecemos como Quadrppel, se sente mais o torrado, café e o Lúpulo... MARAVILHA!!!
De qualquer forma, amigo Diego, vais beber muito bem!!!
Mais
13 anos 6 meses atrás #40062 por Claudinei  
Respondido por Claudinei   no tópico Re: Dúvida: Rochefort 8 e 10

Paulo Brunoro escreveu: Minha sensação é que a R8 parece mais uma Strong Dark Ale clássica, com caramelo e chocolate e uma carbonatação abundante, quase não se nota armagor do lúpulo. Já a R10 (das que eu tomei, TOP10) acho que chega mais perto do que conhecemos como Quadrppel, se sente mais o torrado, café e o Lúpulo...

Eu ainda tenho dúvidas sobre o nível de torrefação dos estilos Belgian Dark Strong Ale e Quadrupel, Paulo. Alguns exemplares, como as carismáticas Westvleteren 8 e 12, nem chegam a usar malte torrado, a cor escura vem do tipo de açúcar usado. A La Trappe Quadrupel, que eu acredito ser uma das referências de Quadrupel e que eu provei algumas vezes, não me apresentou nenhuma característica muito evidente de torrefação, apesar de ser muito complexa e saborosa. Isso renderia uma boa discussão...
Tempo para a criação da página:0.407 segundos