Cadastre-se

Dúvida quanto a maturação

Criado por Fábio Mezzomo no tópico Dúvida quanto a maturação

Estou com uma dúvida quanto a maturação, sei que pode ser utilizada diretamente na garrafa ou num fermentador secundário, mas a dúvida é, vou fazer uma Weiss Bier no final de semana, posso deixar maturando diretamente na garrafa? Quantos dias vocês aconselham deixar fermentando e quantos maturando, caso seja na garrafa, pensei em deixar uns 4,5 dias no primário e uns 15 na garrafa, só para confirmar, assim que eu colocar na garrafa já realizo o primming, correto?

Aguardo retorno, e desde já agradeço.
14 anos 6 meses atrás #336

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Daniel Barros no tópico Re:Dúvida quanto a maturação

Tempo da fermentação varia bastante, depende do fermento, se ele foi propagado/ativado/hidratado... Da densidade do mosto e assim por diante...

Generalizando acho que de uns 7 à 14 dias da pra ter uma ideia se a fermentação terminou ao averiguar se o airlock parou de soltar bolhas...


Maturação também varia... Eu via de regra deixo uns 20 dias na temp. de 10°C.
14 anos 6 meses atrás #340

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Fábio Mezzomo no tópico Re:Dúvida quanto a maturação

É mais ou menos essa a ideia, o fermento é o WB-06, vamos ver como o airlock se comporta, mas pensei numa semana mais ou menos, e mais umas duas maturando em torno de 8°C ~ 10°C. Mas a pergunta em si, é se vai ficar muito "turva", ou coisa do gênero deixar maturando na garrafa ao invés do fermentador secundário.
14 anos 6 meses atrás #344

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Jonas Almeida no tópico Re:Dúvida quanto a maturação

Fiz uma Weizen com WB-06 na terça feira e o airlock ainda está a toda...
Sugiro vc deixar fermentar uma semana (ou mais, tudo depende da gravidade e do borbulhador) e maturar... Essa leva que eu fiz deve maturar por no mínimo uma semana também... Creio que se vc levar pra garrafa com 4,5 dias e ainda fazer o priming, o risco de garrafas estourando é bem alto.
O fato de não maturar a breja deve deixá-la mais turva, pois na maturação a frio a decantação que ocorre é considerável... Eu recomendo não utilizar Irish Moss, deixar fermentar uma semana e depois maturar mais uma antes de ir pra garrafa, vai ficar na medida...
E lembre-se amigo, paciência é fundamental...
Abraço.
14 anos 6 meses atrás #413

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por David Figueira no tópico Re:Dúvida quanto a maturação

Evitem tirar da fermentação e engarrafar diretamente. O risco de explosão é enorme. A fermentação secundaria é excelente para aprimorar os sabores da cervejas

[]´s
David
www.lamasbier.com.br
Last edit: 14 anos 6 meses atrás by David Figueira.
14 anos 6 meses atrás #531

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Fábio Mezzomo no tópico Re:Dúvida quanto a maturação

Acho que deu problema na resposta do David....

Jonas, pensei nisso também, estou pensando em colocar num segundo fermentador por umas duas semanas a uns 8°C, assim a cerveja ficaria mais apresentável.
Depois de feito o primming e engarrafamento, quanto devo esperar mais ou menos para que a formação do gás esteja pronta? Pensei em fazer testes com garrafas, abri-las e verificar a carbonatação, já que não possuo manômetro, é o mais indicado para o meu caso?
14 anos 6 meses atrás #562

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se