Blogs de Cerveja, qualidade e jabá

Mais
11 anos 9 meses atrás #56233 por Alexandre Almeida Marcussi

Ricardo Martins Sangion escreveu: - publieditoriais são pagos, imagino que devam entrar em Patricinado.
- como vc fará para saber quais São posta patrocinados, se nao estiverem classificados como publieditoriais ou explícito que houve algum tipo de envio de amostra/convite? Ha muita notícia que promociona marcas é que vem se ações de marketing, motivados pelo envio de um presa release, mas há muitas outras que são expontâneas, fruto de cobertura do mercado. Acredito que considerar tudo a mesma coisa pode dar um interpretação equivocada ao resultado.

Ricardo, valeu pelas observações. Na verdade, eu separei em "patrocinado" e "promocional" apenas para resumir aqui no fórum. Estou fazendo uma classificação mais fina das postagens, que permite também levantar quais temas predominam em materiais independentes e de marketing. Também estou considerando a periodicidade das postagens. Todas essas informações poderão ser cruzadas depois, e acho que tendências interessantes talvez possam ser observadas.

Quanto às matérias em que não esteja expresso o apoio financeiro de alguma empresa, eu estou simplesmente considerando como se fossem independentes, e ponto final. Sabemos que não é exatamente assim, mas eu não posso inferir que um texto foi patrocinado se não há nenhuma indicação expressa disso. Por isso eu disse que a margem de erro do levantamento provavelmente será "para baixo" - ou seja, o levantamento provavelmente vai superestimar a porcentagem de material independente e subestimar a porcentagem de material de marketing. Acho que uma das coisas que essa discussão já frisou é a necessidade de que materiais desse tipo sejam sempre expressamente identificados - o que a carta do BBC sugere, mas ainda não regula de forma específica.

Ponzi, minha intenção não é acusar ninguém, fique sossegado. Até porque eu também sou blogueiro e, aqui ou ali, escrevo material que teve patrocínio em um ou outro ponto (por exemplo, a próxima postagem do meu blog inclui cervejas que foram degustadas como cortesia). Acho que, para avançar nessa discussão, precisamos de dados objetivos, que sirvam para todos os lados argumentarem. Vamos ver se consigo. Toda metodologia de pesquisa é sujeita a críticas e tem seus limites, mas eu estou tentando ser neutro no que tange à avaliação ética e valorativa do marketing digital. Se os foristas tiverem sugestões metodológicas (como as que o Ricardo colocou), agradeço. Assim chegamos a um resultado mais satisfatório para todas as partes.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
11 anos 9 meses atrás #56234 por Thiago Alves
Bacana Marcussi, será interessante para o debate.

Mas, afinal, pra por algum pragmatismo nisso tudo. Posts independentes e patrocinados continuarão a existir. Ambos com defeitos e qualidades. Acredito que essa questão esteja bem sedimentada aqui já.

Agora, o que a pessoal, até mesmo outros blogueiros como o Marcussi que é mais crítico a essa questão, gostaria de ver em termos de conteúdo nos blogs? Degustações, curiosidades, dicas, abordagens técnicas sobre insumos e métodos de produção? Justamente por uma parte dos questionamentos ter ficado em cima do quesito profundidade do texto, por exemplo.
Mais
11 anos 9 meses atrás - 11 anos 9 meses atrás #56237 por fernando pereira frassetto
Engraçado que venha um sujeito qualquer aqui me ofender e eu não possa rebater. Fique aqui discutinho, amigão, porque talvez você aprenda um pouco mais sobre cerveja, isso se você é mesmo um apreciador ou apenas alguém que pegou a modinha e acha que pode falar o que bem entende dos outros foristas que não apreciam seus finos gostos. São figuras como estas que fazem com que caras que passaram anos aqui falando sobre cerveja deixarem o fórum. Parabéns.
Ultima edição: 11 anos 9 meses atrás por fernando pereira frassetto.
Mais
11 anos 9 meses atrás - 11 anos 9 meses atrás #56239 por Thiago Alves
Frassetto, como já pedido aqui, não vou dar continuidade ao "debate" direto com você. Não preciso provar nada, muito menos a você sobre o que sei de cerveja, blog e comunicação para estar nesse debate que até onde percebe-se, é livre! Talvez aprenda mesmo, ou desaprenda, o fato é que certamente todos têm algo a aprender.

Pode se defender à vontade, assim como eu também fiz. Mas me diga, quando te ofendi? Disse que você pra MIM não participava do debate e continuo achando isso...

Seja feliz, meu caro, com o que você sabe. Talvez você até tenha um diploma, (sem ironias, vai que tem).
Ultima edição: 11 anos 9 meses atrás por Thiago Alves.
Mais
11 anos 9 meses atrás #56256 por Eduardo Macatti
Só lembrando que este tópico, ou melhor, o tópico que levou à este tópico (putz!) fui eu quem começou sob o título de "Mr. Beer" e que discutia sobre as lojas da franquia que estavam fechando suas portas...disso a coisa virou uma discussão sobre blogs e daí o Ricardo achou melhor começar um novo tópico com esse título para essa nova discussão...
Mais
11 anos 9 meses atrás #56258 por Alexandre LC

Eduardo Macatti escreveu: Só lembrando que este tópico, ou melhor, o tópico que levou à este tópico (putz!) fui eu quem começou sob o título de "Mr. Beer" e que discutia sobre as lojas da franquia que estavam fechando suas portas...disso a coisa virou uma discussão sobre blogs e daí o Ricardo achou melhor começar um novo tópico com esse título para essa nova discussão...

?!?!! WTF !!! kkkkk

Junte-se ao grupo para nos informarmos das principais promoções de cervejas e produtos cervejeiros no Brasil.

www.facebook.com/groups/Cervejeiros.vendas.online
www.facebook.com/cervejaempromocao
Tempo para a criação da página:0.510 segundos