Ricardo Martins Sangion escreveu: - publieditoriais são pagos, imagino que devam entrar em Patricinado.
- como vc fará para saber quais São posta patrocinados, se nao estiverem classificados como publieditoriais ou explícito que houve algum tipo de envio de amostra/convite? Ha muita notícia que promociona marcas é que vem se ações de marketing, motivados pelo envio de um presa release, mas há muitas outras que são expontâneas, fruto de cobertura do mercado. Acredito que considerar tudo a mesma coisa pode dar um interpretação equivocada ao resultado.
Ricardo, valeu pelas observações. Na verdade, eu separei em "patrocinado" e "promocional" apenas para resumir aqui no fórum. Estou fazendo uma classificação mais fina das postagens, que permite também levantar quais temas predominam em materiais independentes e de marketing. Também estou considerando a periodicidade das postagens. Todas essas informações poderão ser cruzadas depois, e acho que tendências interessantes talvez possam ser observadas.
Quanto às matérias em que não esteja expresso o apoio financeiro de alguma empresa, eu estou simplesmente considerando como se fossem independentes, e ponto final. Sabemos que não é exatamente assim, mas eu não posso inferir que um texto foi patrocinado se não há nenhuma indicação expressa disso. Por isso eu disse que a margem de erro do levantamento provavelmente será "para baixo" - ou seja, o levantamento provavelmente vai superestimar a porcentagem de material independente e subestimar a porcentagem de material de marketing. Acho que uma das coisas que essa discussão já frisou é a necessidade de que materiais desse tipo sejam sempre expressamente identificados - o que a carta do BBC sugere, mas ainda não regula de forma específica.
Ponzi, minha intenção não é acusar ninguém, fique sossegado. Até porque eu também sou blogueiro e, aqui ou ali, escrevo material que teve patrocínio em um ou outro ponto (por exemplo, a próxima postagem do meu blog inclui cervejas que foram degustadas como cortesia). Acho que, para avançar nessa discussão, precisamos de dados objetivos, que sirvam para todos os lados argumentarem. Vamos ver se consigo. Toda metodologia de pesquisa é sujeita a críticas e tem seus limites, mas eu estou tentando ser neutro no que tange à avaliação ética e valorativa do marketing digital. Se os foristas tiverem sugestões metodológicas (como as que o Ricardo colocou), agradeço. Assim chegamos a um resultado mais satisfatório para todas as partes.