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Promoções como a do PdA são nocivas ao mercado?

Criado por Gustavo Guedes no tópico Promoções como a do PdA são nocivas ao mercado?

Diante das promoções agressivas como a do pão de açúcar, com descontos de 80% na segunda garrafa ou algumas outras promos recentes de 50% de desconto em todos rótulos, alguns cervejeiros postaram em comunidades do Facebook um apelo: "se você curte cerveja artesanal, não compre cerveja no Pão de açúcar hoje".

Práticas de vender um produto ao preço de custo ou mais barato que custo são conhecidas no comércio em geral como "dumping", e servem nada mais nada menos que para eliminar a concorrência, players menores: microcervejarias, empórios, lojas especializadas. Todos esses sofrem com essas promoções avassaladoras.

E você: o que pensa das promoções? Boas ou nocivas?
Cerveja = Felicidade Líquida.
felicidadeliquida.blogspot.com.br/
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Odimi Toge, Gabriel C.
8 anos 7 meses atrás #63123

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Respondido por Odimi Toge no tópico Promoções como a do PdA são nocivas ao mercado?

Prevejo uma longa discussão ;)
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Gustavo Guedes
8 anos 7 meses atrás #63124

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Respondido por Renata Alves da Nobrega no tópico Promoções como a do PdA são nocivas ao mercado?

O único problema que eu vejo na promoção é não limitar o número de cervejas do mesmo rótulo por pessoa.
8 anos 7 meses atrás #63125

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Respondido por Gabriel C. no tópico Promoções como a do PdA são nocivas ao mercado?

Gustavo Guedes escreveu: Práticas de vender um produto ao preço de custo ou mais barato que custo são conhecidas no comércio em geral como "dumping", e servem nada mais nada menos que para eliminar a concorrência, players menores: microcervejarias, empórios, lojas especializadas. Todos esses sofrem com essas promoções avassaladoras.

E você: o que pensa das promoções? Boas ou nocivas?


Excelente discussão, Guedes, obrigado!

Discordo que essas promoções do PdA e do Carrefour sejam Dumping pura e simplesmente. Para MIM, essa estratégia dos grandes pdvs tem como objetivos principais:

# Reforçar a identidade da marca como um bom local de compra dessas cervejas e "fidelizar" compradores regulares.
# Incentivar o consumo de quem está começando a se interessar por esses produtos, elevando o "market share" das craft para aumentar vendas a médio prazo.

Sou da opinião que essas promoções não são assim tão prejudiciais ao mercado. Talvez elas até ajudem a ampliar o número de consumidores "convertidos": gente que aproveita a promoção para provar bastante coisa diferente, gosta e começa a descobrir lojas online, empórios especializados, festivais de degustação. Até o Fórum Brejas ;)

Por isso, não concordo que essas promoções tenham poder de "matar" a cena especializada e nano/micro cervejarias independentes.

Na maioria dos casos, arrisco afirmar que o consumidor regular não deixa de comprar em lojas menores - mesmo pagando mais - só porque encheu o estoque no PdA ou Carrefour. O que o pessoal que conheço sempre comenta é "pelo menos depois dessa promoção estou garantido nas cervejas do dia a dia", mas o fato é que NUNCA deixamos de procurar cervejas novas, ou preços legais em cervejas que gostamos muito mas não são encontradas em grandes pontos de venda.

Enchi meu estoque regular no Pão de Açúcar sim. Mas isso não quer dizer que eu não vá fechar uma compra ainda hoje na Beer4U, WBeer, YesBeer. Ou de passar na Cervejoteca perto de casa pra bater um papo com o Ronaldo e tomar umas com ele. Ou de ir ao EAP ou Brewdog tomar alguns chopes ou garrafas específicos.

Nós, consumidores regulares, continuamos inclusive pagando caro quando o interesse é grande. Eu não deixo de tomar minhas caçulinhas de ouro de 20, 25, 30 reais porque eu adoro elas (apesar de odiar o preço) e faço o possível dentro da minha realidade financeira para estimular o crescimento e consolidação das nacionais.

Mas isso não quer dizer que vá abrir mão de ter uma geladeira cheia de cervejas de promoções 50%.

Esse mercado consumidor específico ainda é pouco desenvolvido. Acredito que exista espaço pra todos. mund
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Fernando Pires
Last edit: 8 anos 7 meses atrás by Gabriel C.. Razão: Revisão de erros de Português
8 anos 7 meses atrás #63126

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Respondido por Fernando Passos no tópico Promoções como a do PdA são nocivas ao mercado?

Acho meio complicado ver a prática do dumping nessas ações, a não ser que aconteçam com mais frequência. 2-3 promoções por ano dificilmente vão satisfazer toda a demanda do mercado.

Além disso, pelo que percebo a maioria das pessoas que compram nessas promoções já são consumidores regulares deste tipo de cerveja. E, como disse o Gabriel, muito dificilmente esse consumidor vai deixar de comprar em outras ocasiões e estabelecimentos.

Outro ponto que, a meu ver conta muito, é a possibilidade de um serviço mais direcionado que geralmente é apresentado em empórios e lojas do ramo. Principalmente, mas não somente, que está começando a tomar este tipo de cerveja decide suas compras a partir de sugestões e/ou a partir de alguma dúvida sanada sobre algum rótulo.

Por fim, como deu pra perceber do outro tópico, aparentemente poucas pessoas compram grandes quantidades nessas promoções, enquanto muitos não conseguem coisas muito interessantes. A continuar assim, há a possibilidade de que cada vez menos pessoas mostrem empolgação em promoções futuras.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Gustavo Guedes, Gabriel C.
8 anos 7 meses atrás #63131

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Respondido por Claudinei   no tópico Promoções como a do PdA são nocivas ao mercado?

Penso que as promoções são boas para o consumidor, especialmente em época de recessão e dólar alto. O que eu tenho notado nos últimos PdAs que passei é que as promoções estavam mais concentradas em rótulos como Leffe e Colorado, sem falar da grande quantidade ofertada. Ou seja, estamos falando de rótulos da AB InBev. Não sei ao certo qual a lógica que rola por trás dessas promoções, mas imagino que as micros independentes e importadoras devam sofrer, o que a médio prazo pode comprometer a continuidade do negócio. Tenho vontade de apoiar as micros independentes, mas doze contos numa garrafinha de 315 ml de uma Way qualquer não ajuda muito :( . Dessa forma, a gigante vai ampliando seu domínio no mercado... :unsure:
 
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Gustavo Guedes
8 anos 7 meses atrás #63132

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