Cadastre-se

Texto: A MELHOR CERVEJA DO MUNDO

Criado por Gabriel Rogel no tópico Texto: A MELHOR CERVEJA DO MUNDO

Excrevi esse texto com algumas ideias, espero que sirva para passar o tempo ou assunto para discussão na mesa de bar...
abraço

A MELHOR CERVEJA DO MUNDO

Qual é a melhor cerveja do mundo? Realmente existe a melhor cerveja do mundo?


Hoje, no mundo cervejeiro, quando se trata do assunto, alguns nomes aparecem. Um deles é a da lendária cerveja Westvleteren 12, além da Westvleteren, uma outra trapista, mais fácil de encontrar em lojas também surge, é a Rochefort 10.


Ambas carregam um selo em comum. O Aauthentic Trappist Product. Esse selo é dado para produtos feitos de acordo com certos critérios, é um selo que vale para queijos, cervejas e outros. Para uma cervejaria colocar o selo em suas cervejas, os critérios são:


A cerveja deve ser produzida dentro de um monastério trapista. A produção deve ser realizada por monges ou ter a supervisão dos mesmos.A produção de cerveja deve ser de importância secundária para o monastério e deve servir como exemplo para as práticas e o estilo de vida dos monges.A produção também não deve visar o lucro. Todo o dinheiro gerado deve servir para manter as instalações e pagar os gastos. O excedente vai para a caridade.As cervejarias trapistas são constantemente monitoradas para averiguação da qualidade das cervejas.



Depois de tanto trabalho, é interessante ver o reconhecimento dessas maravilhosas cervejas.

Circulando um pouco mais, e saindo das trapistas, vemos rótulos americanos, belgas etc.


São muitas as melhores cervejas do mundo. O WBA (World Beer Awards) por exemplo, entrega medalhas de ouro, prata e bronze para diversas cervejarias ao redor do mundo. As cervejas são avaliadas em estilos definidos e temos os premiados em cada estilo.


Mas então? Existe a melhor cerveja do mundo em definitivo? Dentre todas as outras, não importando o estilo? O WBA não entra nesse mérito. As cervejas são separadas e em suas categorias e julgadas. Mas quais são as cervejarias participantes do WBA?

Enquanto vemos algumas cervejarias consagradas no mercado ganhando prêmios, vemos outras nem tanto ganhando também.
Fica sempre aquela pulga na orelha, "eu nunca vi uma trapista concorrendo, ou ao menos ganhando, eu nunca vi aquela clássica maravilhosa, afinal, eles não precisam de uma medalha né?"
Quando olhamos para um ranking, como o da Rate Beer, vemos alta presença de americanas. Talvez um pouco de nacionalismo por parte dos norte-americanos?


Como encontrar a melhor cerveja do mundo?


A verdade é que os nossos gostos distintos vão definir a melhor cerveja do mundo e ao mesmo tempo, com tantas cervejarias ao redor do mundo, nunca vamos saber se aquela favorita, ainda vai ser a favorita depois de alguma outra.


Que complicado. Eu acredito que o ponto dessa discussão é só dar uma esquentada no assunto. Lembrar que o pensamento crítico é importante em tudo. Que os rankings ou medalhas sirvam para incentivar o consumo de uma cerveja. Mas sempre tendo a mente livre para o que vai surgir...


Conversando com um produtor de vinho, que conheci no ônibus a caminho do café da Westvleteren, o In de Vrede, trocamos ideias sobre as cervejas belgas e as cervejeiras americanas. Ele fazia questão de dizer que os americanos não conseguiam bater os belgas em cervejas do estilo belga. Uma surpresa, já que mesmo antes de experimentar, já considerava cervejarias como a Lost Abbey e a cerveja The Tree Philosophers ícones. Como já considerar algo sem ter experimentado? Eu acordei naquele momento para isso, quantos conceitos estabelecidos por outros, sem nada de minha própria experiência.


Não posso dizer que sou grande conhecedor das cervejarias americanas, mas sempre fico com um pé atrás quando experimento umas deles. Uma das "melhores cervejas" do mundo por exemplo, de acordo com os sites de ranking é a Three Floyds Dark Lord. Interessante que nesse teste cego americano, a decepção é explicita!





Existe algum tipo de influência do que os outros falam e o que realmente percebemos no nosso paladar?


É importante uma mente aberta ao experimentar e na procura da sua melhor cerveja. Por acaso, tomando a Westvleteren 12, tive uma sensação indescritível no primeiro gole, foi incrível. É sim uma cerveja maravilhosa, mas eu ainda acredito que encontrarei outras. O conhecido no ônibus por acaso, gostou mais da Blond do que da 12, e levou umas caixas para viagem. A experiência vivida, foi maravilhosa.


Saúde!

armazemdebebidas.blogspot.com.br/
10 anos 3 meses atrás #51478

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Mauro Ruellas no tópico Texto: A MELHOR CERVEJA DO MUNDO

Estou + ou - de acordo com o texto,acho que a melhor cerveja do mundo não existe,o que existe são boas cervejas que você gostou e esse gostar pode variar dependendo do dia,da hora,do tempo,da temperatura,da companhia e assim afora.
10 anos 3 meses atrás #51481

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Luiz Gustavo no tópico Texto: A MELHOR CERVEJA DO MUNDO

Acredito que muitos fatores são levados em conta para classificarmos uma cerveja como a melhor do mundo.
Mas via de regra e vendo o que os maiores especialistas em cerveja do mundo dizem dá pra considerarmos sim a West 12.
Não há como fugir da aura mistica que a cerca e sim, é a única cerveja produzida por monges no mundo. As outras trapistas têm fábricas colossais administradas financeiramente pela ordem dos trapistas.
Tive a oportunidade de peregrinar este anos pelas 7 abadias e a história é esta.
Westvleteren sempre será um mito.
No mundo dos vinhos é possível que algum desavisado prefira um Almadén á um Chatteau Petrus mas nenhum enólogo em sã consciência vai negar a superioridade deste último.
10 anos 3 meses atrás #51482

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Luiz Gustavo no tópico Texto: A MELHOR CERVEJA DO MUNDO

O fato de alguém preferir uma Skol beeeem gelada num churrascão não vai nunca torná-la a melhor cerveja.
É o gosto da pessoa? Ok
Meu irmão prefere tomar limonada por exemplo. Isso não torna a limonada melhor que uma boa breja .
Enfim, na minha modesta opinião não dá pra se relativizar muito as coisa no assunto cerveja ou vinho.
10 anos 3 meses atrás #51483

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Claudinei   no tópico Texto: A MELHOR CERVEJA DO MUNDO

MELHOR ... como podemos esquadrinhar este termo? Mais agradável? Mais apropriado? Mais vantajoso? Mais bom?

A Westvleteren 12 é um mito. Quer alguns gostem/concordem com este fato, ou não. Mas estou me imaginando agora na praia de pernambuco no Guarujá, numa tarde, debaixo de um sol escaldante num céu sem nuvens e uma temperatura em torno de 40 graus Celsius. Como eu adoro cerveja, vou dispensar as águas de coco e demais isotônicos e optar por uma... Westvleteren 12? Nãããããoooooo... acho que não vai dar muito certo... uma Hoegaarden Witbier, ou até mesmo uma Skol, certamente me agradarão muito mais!

Nenhum desmerecimento à citada e ultracarismática trapista. Muito pelo contrário. As belgian strong ales, principalmente as mais escuras e fortes, estão no topo da minha preferência. Mas mesmo esta preferência por cervejas mais complexas, encorpadas e alcoólicas, que acomete muitos entusiastas como nós, pode sofrer variações, como no exemplo "extremo" acima...

Hoje eu procuro, prudentemente, evitar eleger a "melhor cerveja", e até mesmo o "melhor estilo" de cerveja, no sentido absoluto da coisa. "Melhor" é algo que pode variar conforme a ocasião. Em vez disso, procuro entender e valorizar cada proposta, cada marca, cada estilo, sem desconsiderar é claro o gosto pessoal! ;)
10 anos 3 meses atrás #51484

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gabriel Rogel no tópico Texto: A MELHOR CERVEJA DO MUNDO

É por ai mesmo...o "momento" é muito importante para definir uma cerveja naquela hora.
Mas quando, sentados e sozinhos em casa, paramos para pensar qual a melhor cerveja que já bebemos, temos uma avaliação mais fria.
O que me incomoda um pouco é só o fato de "endeusarmos" cervejas que ainda não bebemos e que falam tão bem...é preciso um pouco de pé atrás sempre...
Fiz esse texto tb por conta dessa notícia aqui:

http://gonewengland.about.com/od/vermontdining/ss/heady-topper-best-beer-in-the-world.htm


10 anos 3 meses atrás #51485
Anexos:

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se