Como fazer cerveja - O Processo de fabricação

Produzir cerveja requer três processos básicos: mostura, fervura e fermentação. Os dois primeiros geralmente ocorrem no mesmo dia. Já a fermentação dura de uma a algumas semanas. A seguir, uma descrição resumida de cada processo.

MOSTURA

Este processo, que dura de 2 a 5 horas, extrai os açúcares fermentáveis e outros componentes importantes do malte. Primeiro o malte é moído, depois misturado à água quente, permanecendo a uma temperatura de aproximadamente 65ºC. Depois disso, a água rica em açúcares (agora chamada de MOSTO) é retirada e o que restou do malte moído é lavado com água quente para extrair o máximo possível dos açúcares que restaram.

FERVURA

O mosto é fervido na caldeira de fervura, normalmente de 1 a 2 horas. Durante a fervura, o lúpulo é adicionado em momentos variados, com a finalidade de conferir amargor, paladar e aroma que o cervejeiro deseja. No final da fervura, o mosto é separado do lúpulo e resfriado, sendo preparado para a fermentação.

FERMENTAÇÃO

O fermento é adicionado ao mosto para iniciar a fermentação e transformá-la em cerveja. As fermentações “Ale” (de alta fermentação) duram de 5 a 10 dias a temperaturas de 16 a 21ºC. As fermentações “Lager” (de baixa fermentação) geralmente são mais longas, com uma fermentação inicial de 10 a 13ºC, seguida de um período de maturação a 1ºC. No final da fermentação, a cerveja é carbonatada e envasada.

É claro quer há inúmeros processos de fazer cerveja, como com fermentação natural, carbonatação natural, adição de outros "temperos" além do lúpulo, etc. Todavia, o roteiro resumido acima dá uma boa idéia inicial da “espinha dorsal” da produção do nobre líquido.

Está procurando mais do que isso?

Bom, aqui vão outras dicas do BREJAS para ampliar o seu conhecimento sobre o processo de fabricação de cervejas.

Se quiser já partir pra produção, você vai precisar de todo o material necessário. Para encontrar insumos e equipamentos, dê uma olhada na lista de fornecedores para produção de cerveja caseira que fizemos para vocês.

Brassagem na Areia - matéria especial do TV BREJAS

Se você gosta de vídeos, confira a coleção de vídeos sobre fabricação de cervejas em nossa página de Vídeos sobre Cerveja

Passo-a-passo detalhado do processo de fabricação de cerveja

  1. O cervejeiro combina vários tipos de grãos de malte de cevada, de acordo com a sua receita.
  2. O malte de cevada é rachado e aberto com a ajuda de um moedor, expondo amidos solúveis.
  3. O malte é levado a um recipiente e uma reacção enzimática provocada pela adição de água quente converte amidos solúveis em açúcares fermentáveis.
  4. As cascas dos grãos usados são separados do mosto através de um método simples de filtragem através da utilização de um fundo falso em um novo recipiente, onde a cerveja será despejada.
  5. O mosto é aquecido a uma temperatura de fervura específica, também respeitando a receita escolhida. Os lúpulos de amargos são adicionados no início da fervura, os de aroma são adicionados no final.
  6. Um redemoinho separa o mosto das proteínas sólidas presentes no líquido.
  7. O mosto deve ser rapidamente resfriado para a temperatura de fermentação adequada, através de um trocador de calor com o qual é colocado em contato.
  8. A levedura é colocada no tanque de fermentação para converter açúcares no mosto em álcool e dióxido de carbono (gás da cerveja).
  9. Recém fermentada, a cerveja é freqüentemente resfriada durante o processo de condicionamento.
  10. Algumas cervejas são filtradas para remover as proteínas sólidas.
  11. A cerveja filtrada é transferida para outro tanque, de onde partirá para o envasamento.
  12. Uma filtragem estéril opcional ou a pasteurização neutraliza qualquer levedura viva na cerveja antes do envase.
  13. As garrafas são preenchidas em uma linha de engarrafamento.
  14. A cerveja é enviado aos atacadistas, que distribuem para as lojas e a cerveja finalmente chega até a gente.

Quer aprender a fazer sua própria cerveja?

Se você quer tentar produzir a sua própria cerveja (o que a gente dá o maior incentivo!), pode ter ajuda procurando a Associação dos Cervejeiros Artesanais - ACervA - do seu estado.

Infográfico do The Oatmeal sobre fabricação de cerveja

Como fazer cerveja

Quem quiser comprar um poster do The Oatmeal com outras 19 coisas interessantes sobre cerveja, eles tem uma loja online


Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: brejas@brejas.com.br

Cursos do Brejas

Participe dos cursos de cerveja do Brejas

  • Fabricação de Cerveja Caseira
  • Estilos e Degustação de Cerveja