Cadastre-se
× Deixe aqui suas críticas e sugestões sobre o site BREJAS. O que você acha que precisa melhorar, novas funcionalidades esperadas, coisas que você gosta e que não gosta.

O que, ou quem são, o BREJAS ?

Criado por . . no tópico O que, ou quem são, o BREJAS ?

Algo há muito me "encasqueta" (e incomoda).

Desde que conheci o BREJAS, na época em que o fórum do Orkut bombava mais que o do site (mesmo porque o fórum aqui ainda não existia), tenho certa dificuldade em entender alguns termos e "divisões." Quando me interei no site e vi o Ranking a "encasquetação" se confirmou. E mais recentemente, com esses ENCONTROS do BREJAS, me vejo ainda mais confuso.

O que, ou quem são, o BREJAS ?

Creio que exista uma grande diferença entre quem FEZ e quem FAZ. E quem FAZ ? Os usuários ou os administradores (ou CONFRADES) ? Os confrades são os que menos aparecem nos debates, eles fizeram, mas quem FAZ é a ralé dos USUÁRIOS.

Diga-se de passagem, "usuário" pra mim soa como coisa de quem fuma (ou cheira) mas não vende. Rsss... Vocês entenderam.

Mas por que existe a diferença entre "usuários" do BREJAS e "confrades" do BREJAS ? Eu me considero confrade, seja dos Plantinum, dos "donos da bola" ou daqueles que acabaram de chegar.

E por que existem os eventos dos "usuários" do BREJAS e os eventos "do BREJAS?" O BREJAS é uma empresa e os "usuários" são os clientes ?

E que fim levaram aqueles "confrades" que no ranking aparecem "lá em cima" com estrelinhas douradas (enquanto a nosaa é verda) mas nunca disseram um "oi" pra galera ? Dando nome aos bois: Alexandre Menke, Michel Wagner, Guilherme Scalzilli...?

Confraria: Conjunto de pessoas que se unem (como irmãos), tendo em vista interesses e objetivos comuns.

Os maconheir... Ops, "usuários" não estão aqui com este propósito de se unirem para um objetivo e interesse em comum ? Os "confrades" são mesmo confrades ou sócios ?

Os "confrades" que administram o site tem interesses e objetivos diferentes dos usuários no que diz respeito à cerveja ?

Não quero entrar no mérito do conhecimento "cervejístico", mas acho que a partir do momento em que alguém se cadastra no site e participa do ranking, do fórum... já merece ser confrade.

Eu não quero estrelinhas douradas, estou feliz com as verdes, não preciso ter meu espaço reservado "lá em cima", mesmo porque já vi alguns "confrades" dando 9,2 pra cerveja que não merece 7 (na minha opinião, é tudo muito lúdico e verdades não existem).

O que me "encasqueta" é essa divisão.

"Quem" é o BREJAS ? Quem FEZ ou quem FAZ ?
14 anos 2 meses atrás #6091

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Alexandre Almeida Marcussi no tópico Re:O que, ou quem são, o BREJAS ?

Acho que o Brejas tem essa característica de ter passado por uma metamorfose tão repentina quanto o "boom" das cervejas especiais no Brasil nos dois últimos anos. A princípio, "Brejas" era apenas uma planilha de Excel, de repente virou um ranking "expositivo", sem interação, e depois um ranking interativo "guiado" pelos confrades mais experientes (os que fizeram a planilha), depois virou uma comunidade, depois virou um bar. Acho que o legal do Brejas é ter essa identidade plástica, é saber mudar conforme os contextos. Entrar no site, ou entrar no bar, não diz a vc exatamente "o que" é o Brejas. Porque "o Brejas" é tudo isso que tá rolando. Tem que lembrar que o Brejas foi o único espaço que de repente apostou na interatividade pesada, acho que o layout do site ainda reflete as várias etapas pelas quais a ideia passou.
ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
14 anos 2 meses atrás #6099

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Felipe Ribeiro - Duende no tópico Re:O que, ou quem são, o BREJAS ?

Olha,

Já fui adminsitrador de um fórum, ainda tenho o posto mas não exerço.
É um fórum de armas de pressão. É um fórum que ajudou a introduzir modalidades, guiou a "industria brasileira" de armas de pressão, trouxe importadores, incentivou muita coisa, organizou um campenato que em sua época foi a maior premiação do tiro (incluindo armas de fogo) no ano. Lógico que muitos outros fatores ajudaram.
Mas o fórum foi brilhante. Cresceu e muito.

Acho que o BREJAS crescerá muito!


Mas uma coisa é certa, esses questionamentos sempre existirão.

Grupos sempre existirão, privilégios, resquícios da evolução da comunidade(eu ainda sou admin lá, tem um ano q não posto!), inclusive cismas.

O importante é contribuir, tendo isso em mente, e bom senso, as coisas só melhoram.
14 anos 2 meses atrás #6101

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por . . no tópico Re:O que, ou quem são, o BREJAS ?

Sabem aquelas coisas que somos loucos pra falar ou perguntar mas nunca tivemos coragem ? Hehehe... Pois é, ontem tive.

A divisão no ranking eu entendo, digamos que seja até por uma questão de credibilidade, imaginem se de repente entram uns malucos e saem dando 10 pra Krill, Rio Claro, Sub Zero e essas BCBs tabajaras ? A coisa descamba na avaliação geral.

O que me incomoda é esse negócio de "usuários" e "confrades", por exemplo, o Encontro do BREJAS é um evento totalmente organizado pelos usuários, sem nenhuma interferência dos confrades do BREJAS, que participarão como convidados. Sei lá, pra mim isso soa estranho. Pode parecer bobagem, algo muito pessoal, mas "usuários" me transmite uma conotação pejorativa: usuários de drogas, usuários do SUS...

Não conheço a história do BREJAS, assunto aliás que renderia uma boa matéria pro blog (caso não tenha sido feita ainda), mas desde que o conheci sempre o encarei como uma grande confraria, uma das mais democráticas, diga-se de passagem, depois do fórum próprio é que a coisa ficou mais com cara de confraria ainda, na verdade é uma rede de relacionamento tal como Orkut, Face Book e tantas outras, mas voltada a um único tema. Aqui as pessoas fazem um perfil, se relacionam, expõem fotos, fazem "conexões" (o famigerado add do Orkut), trocam idéias, avaliam cervejas, fazem amizades não só virtuais como reais e o que mais me admira é o fato de nunca ter visto um bate-boca. Opiniões contrárias existem, óbvio, mas são discutidas com muito respeito. Isso não é uma confraria ? E os "zilhões" de usuários não são confrades ? Ou só os administradores são confrades dentro dessa mega confraria ?

Tá bom... "que besteira, Guima, se preocupar com isso, né ? É só um adjetivo." Mas um adjetivo que de certa forma "divide" uma comunidade que não tem porquê ser dividida.

Existem os CONFRADES que administram o site e existem os CONFRADES que se utilizam do site para aprender ou ensinar, se relacionar, fazer amizades, e os CONFRADES administradores do site fazem a mesma coisa, a única diferença é que eles administram o site (afinal, alguém precisa fazer isso). Rsss...
14 anos 2 meses atrás #6108

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Mauricio Beltramelli no tópico Re:O que, ou quem são, o BREJAS ?

Oi, Guimão!

Nunca pensamos nessa denominação como divisão. Na verdade, o termo "usuário" vem do "tecnologiquês". Usuário de computador, usuário de Fórum e por aí vai.

Particularmente, considero vocês como confrades. Mas isso não muda em nada o nosso relacionamento. Então, se é que tem de existir divisão entre quem administra o BREJAS (nós) e quem também FAZ o BREJAS ("usuários"), eu denominaria "confrades administradores" e "confrades". Talvez assim fique mais legal, sei lá...

O site BREJAS é administrado por mim e pelo Ricardo. Os demais confrades ajudaram a fundar o sítio conosco, embora não sejam ativos por aqui. Questão pessoal.

Todavia, o BREJAS -- como disse o Marcussi -- está em constante renovação, e essa é a nossa marca e o barato da nossa atividade: mudar sempre, e pra melhor.

Um abração desse teu confrade! ;)
14 anos 2 meses atrás #6116

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Marcelo Vodovoz no tópico Re:O que, ou quem são, o BREJAS ?

acho que o problema passou mais por uma questão de identidade. quando um pessoal do forum combina de ir tomar umas num bar, aí o dono do bar pergunta: "quem são voces?". ai fica meio dificil de responder "somos do brejas" ou "somos confrades do brejas" pois estes são AQUELES OUTROS E NÃO NÓS. até agora a resposta é: "nos conhecemos em um fórum de usuários de um site particular chamado brejas".
14 anos 2 meses atrás #6158

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se