Viagem e Cerveja - Onde beber na República Tcheca

Aqui, enfim, está o maior consumo de cerveja “per capita” do mundo. Dizem que os tchecos bebem, em média, mais de 160 litros de cerveja por ano, o que corresponde a um pouco menos de meio litro por dia.

A história da fabricação da cerveja na República Tcheca data do século XIII, o que assegura os mais altos padrões mantidos pelas cervejas tchecas. As marcas tchecas tem tido tanto sucesso que as companhias em outros países começaram a imitar as receitas e duas cervejas têm até mesmo os nomes dos seus próprios tipos – Pilsner e Budweiser.

O início da fermentação de cerveja em Plzeň (Pilsner em Alemão) data do início do século XIV, apenas alguns anos após a fundação da cidade em 1295. Em 1° de março de 1859, a marca “Pilsner Bier” foi registrada na Câmara de Comércio da Cidade. Desde então, devido a sua excepcional qualidade e sabor, tornou-se uma marca mundialmente conhecida e tão procurada que até mesmo deu o nome a um tipo de cerveja lager fermentada.

Falar de cerveja tcheca fica mais fácil quando as separamos de acordo com as principais fábricas que a produzem. São elas:

  • Plzeňský Prazdroj: Fabrica as marcas Pilsner Urquell, Gambrinus, Radegast e Velkopopovický Kozel. É a companhia de fermentação de cerveja líder na Europa Central. Possui a maior venda de cerveja na República Tcheca e é a maior exportadora de cerveja para quase 50 países no mundo todo. Através de suas marcas, a Plzeňský Prazdroj vende mais cerveja no mercado tcheco do que qualquer outra companhia.
  • Budějovický Budvar: Produtora das marcas Budweiser, Budweiser Budvar, Bud, Budějovický Budvar e Czechvar. A qualidade e reputação da cerveja Budweiser cuja história data do século XIII, levou ao fato de que a fórmula original e seu nome sempre foram objeto de imitação e cópia. Em qualquer parte do mundo onde se pode comprar a Budweiser Budvar, você pode estar certo de que ela foi produzida no lugar de sua origem, České Budějovice (antiga Budweis). O termo “Budweiser beer” é oficialmente protegido pela União Européia através do instituto, “Indicação Geográfica Protegida”. Este privilégio é também um grande comprometimento que, entre outros, significa que esta cerveja não pode ser produzida em outros locais a não ser em České Budějovice.
  • Drinks Union: O privilégio de fermentar cerveja foi concedido à cidade de Ústí nad Labem já em 1249, há mais de 750 anos. Em 1860 havia 14 fábricas de cerveja na região da cidade que se fundiram e foram à falência posteriormente. A cerveja Ústí estava sendo exportada para vários destinos no mundo no início do século XX, inclusive para os Estados Unidos, América do Sul e África do Sul. O Rei Inglês Edward VII apreciou muito esta cerveja durante sua estada nos spas tchecos. A marca Zlatopramen foi registrada em 1967 e deu o nome à fábrica de cerveja posteriormente.
  • Pivovary Staropramen: É a segunda maior produtora de cerveja na República Tcheca, com uma fatia de mercado doméstico da ordem de 14%. Suas cervejas são fermentadas conforme receitas originais e com ênfase na seleção de ingredientes de primeira classe. A companhia é uma das mais importantes exportadoras tchecas de cerveja e a marca Staropramen é exportada para mais de 30 países no mundo. Atualmente, a Pivovary Staropramen é composta de três indústrias que produzem uma ampla variedade de cervejas de qualidade, inclusive suas próprias cervejas suaves e mais escuras.

DICAS DO BREJAS

Lugares para beber na República Tcheca? Relaxe. Num país cujo povo se orgulha de ser o que mais bebe cerveja no mundo, o que não falta, obviamente, são bares. BREJAS visitou duas das principais cidades do país:

PRAGA

Fuja dos bares turísticos da praça Staroměstské Námestí (a praça do relógio astronômico). São caros e há inúmeros outros bares mais legais e baratos por toda a cidade. Basta passear e procurá-los.

Algumas dicas do Fabio Mengue, usuário do BREJAS:

"U Pinkasu, um dos primeiros restaurantes a vender a boa pilsen Checa. Aberto em 1843, se não me
engano. Rangos inacreditáveis, lugar de comer pratos "locais". Comi um pescoço de porco pupuruca que foi incrível. Preço muito bom".

"Agharta. Pub tradicional, embaixo da terra, não muito grande, com ótima programação
de Jazz. Cervas tradicionais e algumas importadas. Praticamente não tem comida, apenas porçõezinhas de amendoim de saquinho e coisas do tipo. Não aceita cartão e as taxas de troca de Euro no local não são boas, recomendo trocar ou sacar moeda local para se divertir sem
preocupação. Lugar não muito barato, mas vale uma visita especialmente se você for fã de Jazz".

ČESKÝ KRUMLOV

Cesky Krumlov
Český Krumlov, às margens do rio Vltava, vista do alto do seu Castelo

É uma jóia da Boêmia, ao sul de Praga. Procure estar aqui na festa anual da cidade, a Slavnosti Pětilisté Růže, em meados de junho, na qual todos os moradores se vestem com roupas medievais e por todo lado há música, dança comida e, obviamente, cerveja boa e barata.


Centro de Cesky Krumlov
Centro de Český Krumlov durante a Slavnosti Pětilisté Růže

Visite também a Pivovar (cervejaria) Eggenberg, de 1550, uma das mais antigas do país em funcionamento.

Pivova Eggenber
Pivovar Eggenberg

Em qualquer bar que for beber a sua breja, não deixe de pedir Bramboráčký (pronuncia-se Bramboráshki). Trata-se de uma espécie de panqueca frita de batatas temperadas, talvez o mais delicioso acompanhamento para cerveja Pilsen da face da Terra.


Bramboracky e cerveja Gambrinus
Bramboráčký com cerveja Gambrinus em bar tcheco: Inesquecível

Seja em Praga, Český Krumlov, Plzeň ou em qualquer cidade onde você estiver, pode entrar sem medo em qualquer bar, enturmar-se com os locais e erguer um brinde no incompreensível idioma do país:

Na Zdravi!


Tem dicas de cervejas tchecas ou de bares/pubs/ imperdíveis na República Tcheca? Compartilhe-as conosco e com os demais leitores, enviando as suas barbadas e suas fotos (se as tiver) para o nosso e-mail brejas@brejas.com.br. Elas serão publicadas no site juntamente com as nossas, para alegria de todos os leitores do BREJAS.

Para deixar seus comentários, visite o correspondente post do Blog do BREJAS.


Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: brejas@brejas.com.br

Cursos do Brejas

Participe dos cursos de cerveja do Brejas

  • Fabricação de Cerveja Caseira
  • Estilos e Degustação de Cerveja