Temperatura de degustação: Sete graus Celsius.
Cor: Negra fechada.
Creme: Boa formação de creme bege que mantém um halo persistente em torno da taça deixando marcas na mesma.
Aroma: Malte torrado, leve café e leves notas herbais.
Sabor: Início maltado, predominantemente torrado, com leve sabor de café e chocolate meio amargo ao longo de todo o gole, de final medianamente amargo, seco e persistente, apresentando retrogosto que mantém o sabor torrado em evidência, com leve adstringência.
Servida no pint nonic apresentou coloração preta opaca com espuma bege de média formação e longa persistência. No aroma temos caramelo, torrefação, café chocolate amargo e nuances de banana passa. Na boca as notas mais proeminentes remetem à pão preto, torrefação, café e hortelã. Tem corpo médio para baixo, baixa carbonatação e textura áspera.
Baixa formação e retenção de uma espuma que lembra a de um capuccino. Cor negra, totalmente opaca com nuances amarronzadas quando olhada contra a luz.
Lúpulos frutados com predominância de frutas amarelas (mamão e um pouco de banana) e certa picância. Um pouco de trufado também aparece. Café, chocolate e caramelo dos grãos.
Na boca, é doce com o final salgado. O sabor frutado dos lúpulos equilibra muito bem com o grist. Corpo médio, apresenta adstringência por conta dos maltes escuros/torrados e amargor médio-alto mais pra alto. Longa persistência dos maltes e amargor na boca. Presença do álcool é baixa, tendendo a aparecer somente no final.