Russian Imperial Stout brasileira com as sensações clássicas que uma boa representante do estilo deve ter, torrefação, muita baunilha, café, frutas escuras,secas e chocolate.
Baixa drinkability,licorosa e com sensação de aquecimento no paladar ao se degustar e retogosto de rapadura.
Cerveja complexa como é comum do estilo....eu gostei, só deveria ter provado no tempo do inverno e não nesta onda de calor!
Adorei!
Temperatura de degustação: Dez graus Celsius.
Cor: Preta com nuances amarronzadas.
Creme: Média formação de creme bege que mantém uma camada persistente, deixando marcas na taça.
Aroma: Leve malte torrado, rapadura, frutas escuras, frutas secas, álcool.
Sabor: Acompanha o aroma, predominantemente adocicado, com um misto de frutas secas/escuras, rapadura, melaço, leve malte torrado e sensação alcoólica presente. Pelo sabor frutado e acompanhado da rapadura, ficou mais com uma pegada de Belgian Dark Strong Ale do que uma RIS propriamente dita.
Cor negra, opaca, com creme bege escuro de boa formação e curta persistência (bolhas pequenas, deixa algumas marcas). Aroma puxando tostado, coco queimado, leve café e álcool. Corpo médio/alto, de textura levemente licorosa. Sabor complexo, malte abundante, com bom dulçor inicial, toffee/caramelo e chocolate meio amargo, além de notas de madeira, coco queimado e um sutil defumado. Baixa carbonatação e leve aquecimento. Final moderadamente adocicado, remetendo a rapadura queimada, coco queimado e baixo amargor. Ótima cerveja, bem complexa e muito saborosa. A receita da Ithaca ganhou muito com essa passagem por barril de Amburana. Nunca é demais lembrar: servi-la apenas fria (>= 12 C°), nunca gelada!
E ainda transformou a Guanabara na cerveja mais premiada da Colorado.
Sério tá me lembrando uma outra cerveja demais. Porém ao esquentar tá mudando um pouco, mas num teste cego...
A amburana tá alastrada, tanto no gosto como no cheiro, muito chocolate ao leite, pinga com canela, baunilha, um leve café expresso, rapadura presente com seu dulçor moderado, tostado, coco queimado, pimenta do reino, um pequeno frutado lembrando ameixas, alcatrão (deu até vontade de fumar um charuto), leve caramelado no fim, limpa e bem seca.
Álcool nem aprece, bem equilibrada, muito gostosa e sedosa na boca.
Pena só o preço dela..