Uma boa surpresa, coloração cobre, translúcida, com espuma acobreada. Aroma defumado, bacon, toque amadeirado. O sabor acompanha o aroma, porém mais suave. Fácil de beber. Gostei,
Cerveja marrom, meio rubiácea, bem escura, quase negra, espuma bege de média formação e média duração.
No aroma caramelo, café e chocolate amargo, tudo muito discreto, sendo o caramelo mais predominante, no sabor caramelo, café e chocolate, um tanto quanto doce, com amargor leve, corpo médio, carbonatação baixa, retrogosto um tanto doce. Achei gostosinha, mas não surpreendeu.
Bicame - Cervejaria Taberna do Vale
Data de degustação: 20/03/2016
Volume: 500 mL
Horário de degustação: 18:52
Copo: Goblet
1. Aroma: o típico aroma de maltes torrados se faz presente com toques de biscoito e diacetila. Há um aroma de papelão, que parece indicar oxidação.
2. Aparência: cor marrom escura, transparente. Creme mínimo, quase inexistente, indicando que a garrafa não foi devidamente tampada.
3. Sabor: diacetila muito pronunciada e misturada à sabores de malte torrado. Papelão aparece logo em seguida.
4. Sensação: corpo leve para médio, carbonatação inexistente. A diacetila deixou a cerveja oleosa ao palato.
5. Avaliação geral: imagino que algo de ruim aconteceu ao meu exemplar. A diacetila demonstra que os cervejeiros não foram cuidadosos com o D-rest e não respeitaram o tempo de lagering. Por outro lado, a presença de aroma/sabor de papelão e a baixa carbonatação mostram que a garrafa não foi devidamente tampada, ocorendo perda de CO2 e entrada de O2. É uma pena, pois bons exemplares de Dunkel são difíceis de achar. Talvez uma outra leva desta cerveja mude a minha opinião mas, por ennquanto, ficou aquém do esperado para o estilo.
Cerveja medalha de ouro no terceiro Concurso Brasileiro de Cervejas/2015 no estilo Munchner Dunkel.
Líquido marrom quase negro, com espuma de cor creme de média formação e permanência.
Forte destaque para os maltes escuros no aroma, como não poderia deixar de ser, com toffee em primeiro plano, seguido de caramelo e leve café.
Temos toffee, caramelo e café reaparecendo nessa ordem de relevância no sabor. Dulçor e amargor leves, mas equilibrados, com leve predominância do dulçor.
Final de médio para curto. Bom drinkability.