Mais um rótulo da Goose Island, cervejaria de Chicago fundada em 1988.
Desde 2011, a empresa é parte da AB-InBev.
GILLIAN - 2015
Cerveja sazonal (disponível a partir de agosto) inspirada num "amuse-bouche" criado pela esposa de um dos cervejeiros. Trata-se de uma Farmhouse Ale feita com maltes de cevada, trigo não maltado, pimenta branca, morango, mel e lúpulo. Parte de seu blend passa ainda por envelhecimento em barris de vinho.
Líquido turvo de coloração âmbar claro. Na taça, forma uma camada estreita, de espuma esbranquiçada, que desaparece em alguns segundos.
Muito complexo, o aroma traz elementos frutados, ácidos, "funky" e condimentados com uma pitadinha de mel ao fundo. Reminiscências de geleia de morango, damasco, vinho do porto, vinagre de maçã, estábulo, pimenta branca e baunilha aguçam o desejo pelo primeiro gole.
Na boca mostra corpo médio e carbonatação frisante. Notas de morango cozido, damasco seco, um pouco de pimentão e certa sugestão de sidra despontam harmônicas entre nuances "funky" e acidez significativa. Álcool quase imperceptível. Um azedinho gostoso permeia o final seco, frutado, fenólico, condimentado e ligeiramente salgado. Ecos de morango azedo, pimentão e vinagre reverberam no retrogosto.
Cerveja verdadeiramente especial pra agradar em cheio quem aprecia uma boa Wild Ale. Uma pena que as edições atuais parecem não estar mais sendo blendadas com a parte maturada em barril de vinho.
Gillian - Goose Island Beer Co.
Data de degustação: 08/08/2014
Volume: 750 mL
Horário de degustação: 20:44
Copo: Poco Grande
1. Aroma: totalmente funky! A complexidade de aromas é gigantesca: inicialmente, especiarias como pimenta-do-reino recém-moída se mesclam com aromas de mel e de vinho. Contudo, a medida que a cerveja aquece no copo, aromas de vinagre e frutas, especialmente banana e marmelo, começam a predominar. Couro aparece fracamente.
2. Aparência: cor dourada e turva. Espuma branca que se desfaz rapidamente sem deixar marcas.
3. Sabor: no início, quando se toma a cerveja, sente-se um forte gosto de fenólicos, como cravo-da-india e pimenta-do-reino. Contudo, sabores de mel e de frutas surgem logo a seguir. No retrogosto, sabores de vinagre e mineral se mesclam a couro/terra. Há um toque de vinho artesanal. Apesar do teor alcoólico, o sabor de álcool é pouco sentido. Amargor fraco.
4. Sensação: corpo leve-médio. Carbonatação intensa, refrescante. O álcool dá aquela aquecida na garganta
5. Avaliação geral: uma farmhouse de respeito, muito saborosa, de sabores/aromas intensos e complexos. Não é uma cerveja para quem ainda não está acostumado aos sabores da fermentação mista misturado com condimentos. Além disso, é uma cerveja com uma dsrinkability baixa, pelo fato dos intensos sabores de especiarias. Contudo, para quem gosta do estilo, é uma excelente cerveja e vale o investimento.