Servida no IPa glass apresentou coloração âmbar com espuma branca de boa formação e ótima persitência. No aroma temos doce de casca de laranja, caramelo, grapefruit e tangerina. Na boca as notas permanecem, complementadas por pinho e interessante amargor herbal que deixa a receita bem redondinha.
A "Black Diamond" é uma pequena cervejaria americana localizada em Concord, Califórnia - cerca de 50 quilômetros ao nordeste de São Francisco. Sua sede, atipicamente instalada numa zona industrial da cidade, conta com um 'Brewupub' onde o público pode provar todos os rótulos da casa.
Apesar de relativamente pouco conhecida, a "Black Diamond" já tem mais de 20 anos, tendo sido fundada em 1994. Seu nome se refere à antigas minas de carvão que funcionavam na região durante os séculos XIX e XX, da qual também eram extraídos os cobiçados diamantes negros.
A "Jagged Edge" é uma 'West Coast IPA' feita com 3 tipos de malte e 3 variedades de lúpulo (Columbus, Simcoe e Centennial). Amargor de 75 IBU.
Líquido translúcido, um pouco enevoado, de coloração alaranjada. No copo exibe bela formação de creme bege claro, denso, consistente e de longa retenção.
O aroma evoca traços de malte caramelizado, levemente tostado, atrelado à notas resinosas de lúpulo com ecos de óleo de pinho, 'grapefruit' e tangerina. Algo agradável, mas que não chega a impressionar.
Na boca mostra corpo médio e carbonatação amena, com textura quase cremosa. Considerável doçura de malte caramelizado/ligeiramente tostado emoldura a base sobre a qual ergue-se um amargor firme, resvalando em notas de pinho, 'grapefruit', tangerina - além de suave condimentado. O final segue ao mesmo tempo doce e amargo, pontuado por toques cítricos, herbáceos e resinosos dos lúpulos. Álcool bem inserido e 'drinkability' mediana.
A sensação é de uma IPA meio que feita no "piloto automático", resultando numa cerveja apenas boa, porém nada memorável. O dulçor talvez tenha sobrado um pouco no conjunto.
Coloração âmbar turva com creme bege de longa duração. Aroma e sabor equilibrando malte e lúpulo sem exageros. Álcool bem inserido no conjunto. Final levemente seco. Refrescante.
Coloração acobreada e espuma bege de média formação e duração. Aroma e sabor trazendo equilíbrio entre dulçor de malte e amargor de lúpulo. Notas cítricas, florais, de caramelo e leve resina acompanham toda a degustação. Cerveja de excelente drinkability, refrescante e simples, sem perder a característica da escola americana. Final seco, amargo e lupulado, retrogosto persistente.
Aparência: Rótulo clássico de IPAs americanas. Líquido de cor âmbar/caramelo claro, corpo turvo, espuma grande de boa duração cor deixando uma pequena camada na lateral do copo.
Aroma: Aroma razoável, pouco pronunciado. Cítrico, casca de laranja, limão, alguma indicação de pinho, levemente adocicado
Sabor: O que pegou no sabor foi o pinho mesmo, não consegui sentir muito o dulçor do malte no exemplar que degustei. A impressão que ficou foi de uma breja bem seca, com o álcool sendo pronunciado mais no fim. O aftertaste, juntamente com o pinho e a sensação cítrica do limão, me deixou algo de metálico não muito agradável.