Cadastre-se
Entre com o Facebook
Eisenbahn 10 Anos

Eisenbahn 10 Anos

http://www.brejas.com.br/media/reviews/photos/thumbnail/300x300s/dd/a6/00/_eisenbahn10anosb-1342705258.jpg
Mauricio BeltramelliMauricio Beltramelli   19 de Julho de 2012  
 
3.8 (43)
7503   0   3  
 
Escrever Avaliação
Eisenbahn 10 Anos

Informações

Estilo
Álcool (%)
7.2% ABV
Ativa
Temperatura
Copo ideal
Sofisticação, exclusividade, experiência e inovação. Tudo isso numa garrafa de 375ml fechada com rolha e sob a tutela da marca Eisenbahn. A cerveja mais premiada no mundo vai celebrar seu 10º aniversário no mês de julho brindando com a cerveja Eisenbahn Dez Anos, desenvolvida especialmente para a ocasião. Cerveja Forte e Clara inspirada no tradicional estilo alemão Doppel Bock, tem aroma complexo em que discretas notas adocicadas do malte e frutadas do fermento se mesclam com notas amadeiradas do carvalho francês. Com paladar leve, amargor perceptível, notas cítricas de lúpulo e sabor equilibrado, a bebida possui teor alcoólico de 7,2%. Cerveja inédita no País, a Eisenbahn Dez Anos é a primeira do estilo Doppel Bock clara que utiliza o carvalho em sua  composição, tornando a bebida única e proporcionando sensações complexas e diferente de tudo que já foi degustado até hoje.

Avaliações

43 avaliações

 
(1)
 
(35)
 
(7)
2 estrelas
 
(0)
1 estrela
 
(0)
Avaliação Geral 
 
3.8
 
8/10  (43)
 
4/5  (43)
 
15/20  (43)
 
4/5  (43)
 
7/10  (43)
Para escrever uma avaliação por favor registre-se ou .
Ver todas as avaliações Ver as mais úteis
(Atualizado: 02 de Fevereiro de 2014)
Avaliação Geral 
 
4.1
Aroma 
 
8/10
Aparência 
 
5/5
Sabor 
 
16/20
Sensação 
 
4/5
Conjunto 
 
8/10

A Eisenbahn (ferrovia em alemão) 10 Anos é uma cerveja de baixa fermentação do estilo Bock, sub-estilo Doppelbock, este caracterizado por exemplares mais robustos, fortes, ricos e alcóolicos do que as bock's em geral. Sua coloração varia do dourado ao marrom escuro, com bela formação/retenção de espuma. Diferentemente das versões claras, mais leves e secas, as versões mais escuras do estilo tendem a apresentar notas tostadas, de chocolate e frutadas de ameixa, além de álcool um pouco mais saliente. No estilo o aroma e o sabor se apresentam intensamente maltosos, com perfil adocicado e lúpulo discreto. A origem do estilo remonta ao monastério Paulaner (São Francisco de Paula), fundado em 1634 na cidade de Munique, onde as cervejas eram tidas como complemento para as refeições dos monges. É comum encontrar rótulos cujo nome acabam no sufixo -ator-, em referência à primeira cerveja comercial do género: a Salvator.

É produzida pela Cervejaria Eisenbahn, instalada em Blumenau/SC, e que desde a fundação em julho de 2002 já ganhou mais de 30 prêmios em prestigiosos concursos internacionais. As cervejas da Eisenbahn tem ótima relação custo/benefício, sendo produtos de alta qualidade em vários estilos cervejeiros e vendidos por preços muito convidativos. Há também produtos mais elaborados como a linha Lust e também um licor de cerveja muito saboroso. Atualmente a marca pertence ao grupo japonês Kirin e torço para que a qualidade típica dos produtos artesanais seja mantida, ao invés de prevalecer a ideia de massificar a produção que, invariavelmente, traz consigo a busca frenética pela diminuição de custos às custas, em tese, da dimunição da qualidade.

Lote 01 - validade: 03.2013. A garrafa é de 375ml, cor verde, rolhada (cortiça) e de apresentação elegante semelhante ao requinte visto nas garrafas de bons espumantes, apesar de menor. O rótulo vem serigrafado e dá destaque ao aniversário de '10 Anos' da cervejaria, além de trazer a gravura da já conhecida locomotiva (que remete à marca) e a expressão 'edição limitada'. No verso menção às percepções sensoriais, ingredientes (filtrada com chips de carvalho francês) e a referência à Vinícola San Michele situada na cidade de Rodeio, distante 60 km de Blumenau, na qual parte do processo de produção é realizado.

Vertida na taça revelou um líquido de coloração dourado um tanto opaco (alaranjado/acobreado), mediana turbidez, com espuma branca/marfim de ótima formação e consistência, médio volume e permeada por algumas bolhas pequenas. A persistência é longa e lacing pelas laterais da taça se fizeram presentes, além de restar mantida uma camada perene durante a degustação. A perlage (bolhas) é contínua e numerosa, com bolhas pequeninas e frenéticas. Sedimentos em suspensão, muitos, também foram percebidos, mas não creio que tenham a ver com o quase um ano de guarda após o vencimento e sim com o acréscimo dos chips (lascas) de carvalho francês que foram mantidos propositalmente.

O aroma se apresenta complexo e com boa intensidade. De início adocicado percebe-se notas maltadas com modesto tostado, cereais, fermento que lembra panificação e frutado, notas amadeiradas, estas bem salientes que remetem à baunilha e coco (percebido por muitos), álcool elegante e lúpulo floral que, já minguado na receita, resta um tanto mais prejudicado pelo tempo de guarda.

O sabor reverbera as impressões olfativas e se mostra igualmente complexo. No paladar o líquido aveludado se mostra de perfil nitidamente adocicado, além de ostentar um frutado cítrico, notas amadeiradas, coco, baunilha e baixíssimo amargor de lúpulo floral. O álcool de ABV 7,2% é alto, mas não aquece e nem agruide. O final é amargo e seco e o retrogosto é adocicado, amadeirado e medianamente persistente. O corpo é médio-alto e a carbonatação é média. A drinkability é destacada, ou seja, aquela própria do estilo (não dá pra beber um litro).

É fato que estou diante de mais uma cerveja diferenciada e requintada da cervejaria Eisenbahn, o que me proporcionou uma degustação prazerosa e capciosa. Isto porque é igualmente fato que o amadeirado roubou a cena da base maltada (desequilíbrio ou intencional?), pelo que ficou certa dúvida quanto à correta classificação do rótulo no estilo doppelbock (seria wood aged beer?). Polêmicas a parte, o que será que os próximos aniversários da cervejaria nos reservam?

Recomendo!

Detalhes

Degustada em
02/Fevereiro/2014
Envasamento
Volume em ml
375 ml
Onde comprou
http://www.nonobier.com.br/
Preço
R$ 22,85
Adicionar foto/arquivo
Considera esta avaliação útil? 
Avaliação Geral 
 
3.6
Aroma 
 
8/10
Aparência 
 
4/5
Sabor 
 
13/20
Sensação 
 
4/5
Conjunto 
 
7/10

Amarela com leve turbidez, espuma branca densa e alta, de longa duração.
Há bastante partículas na garrafa, provavelmente proveniente dos chips de madeira. Ficam no fundo da garrafa e no fundo do copo, nao se misturam durante a degustação.

O aroma é muito coco, pura cocada. Indica bem o uso de carvalho.

Na boca mostra corpo médio, um pouco licoroso. O perfil é mais adocicado, do inicio ao fim. O retrogosto traz mais amargor, que fica presente na garganta, junto com o calor do álcool.

Mesmo passando por madeira, nao era muito o que eu esperava para uma doppelbock.

Breja fácil de beber, mesmo quando mais quente.
Gostar ou nao dela depende muito do quanto vc gosta de coco.

Detalhes

Degustada em
01/Dezembro/2013
Envasamento
Volume em ml
375 ml
Adicionar foto/arquivo
Considera esta avaliação útil? 
Avaliação Geral 
 
3.9
Aroma 
 
8/10
Aparência 
 
4/5
Sabor 
 
15/20
Sensação 
 
4/5
Conjunto 
 
8/10

Líquido dourado, creme alvo de médias formação, consistência, e persistente. Corpo de fundo presente em profusão.
Aroma e sabor trazem notas frutadas (frutas amarelas frescas e cristalizadas), cítricas, e madeira, além de lúpulo floral.
Embora o início tenha sido interessante, dada a complexidade aromática e apresentação na taça, já no paladar, achei que a madeira tomaria conta ao passo que o líquido esquentasse, mas as frutas fizeram esse papel, a madeira se apresentou em segundo plano. Com isso, achei o final da garrafa um pouco enjoativo em direção ao dulçor.
Breja de qualidade e complexa, talvez seja o meu paladar anti-dulçor que tenha me atrapalhado, como de fato ele o faz às vezes.

Detalhes

Degustada em
21/Dezembro/2012
Envasamento
Volume em ml
375 ml
Adicionar foto/arquivo
Considera esta avaliação útil? 
Avaliação Geral 
 
3.7
Aroma 
 
7/10
Aparência 
 
4/5
Sabor 
 
15/20
Sensação 
 
4/5
Conjunto 
 
7/10

-*-

Detalhes

Degustada em
26/Julho/2012
Envasamento
Volume em ml
375 ml
Adicionar foto/arquivo
Considera esta avaliação útil? 
Avaliação Geral 
 
3.5
Aroma 
 
7/10
Aparência 
 
4/5
Sabor 
 
14/20
Sensação 
 
3/5
Conjunto 
 
7/10

Parabéns a Eisenbhan pelos seus 10 anos. A cerveja é uma receita inovadora, predominantemente doce com nota de coco, baunilha, manteiga, maizena, fermento e biscoito, ainda um toque terroso. A cerveja tem uma complexidade alta, faltou um pouco de equilibrio mas em si eh uma proposta nova.

Detalhes

Envasamento
Onde comprou
Nem lembro
Preço
Nem lembro
Adicionar foto/arquivo
Considera esta avaliação útil? 
Ver todas as avaliações

Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: brejas@brejas.com.br

Cursos do Brejas

Participe dos cursos de cerveja do Brejas

  • Fabricação de Cerveja Caseira
  • Estilos e Degustação de Cerveja
Cadastre-se