Conservantes INS 220

Mais
13 anos 3 meses atrás - 13 anos 3 meses atrás #34047 por André Silva
Criado por André Silva no tópico Conservantes INS 220
Boa tarde :)

Recentemente estava analisando uma garrafa de champagne Perrier Jouet Belle Epoque e me surpreendi ao ver que nos ingredientes, constava o conservante INS 220.
Fui pesquisar outros espumantes e vinhos, e todos que achei usavam este conservante.

Em boa parte das cervejas "especiais/artesanais" geralmente não se usa conservantes.

Pergunto:
Como uma bebida tão sofisticada como uma Perrier Jouet usa conservantes e uma cerveja não ?

Pelo alcool não é, pois geralmente os espumantes e vinhos passam dos 10% de alcool.
Seria pela torrefação do malte e principalmente pelo lúpulo que conseguem deixar uma cerveja sem conservantes e até preparada para envelhecimento ?

Pergunto ainda mais:
Conheçem algum vinho/champagne que não usa conservantes ?

Gosta de cerveja e de viagem? Visite meu blog! www.TravelAndBeer.com
www.twitter.com/andre_silva_84
Ultima edição: 13 anos 3 meses atrás por André Silva.
Mais
13 anos 3 meses atrás - 13 anos 3 meses atrás #34067 por Lucas Zufi Leite
Respondido por Lucas Zufi Leite no tópico Re:Conservantes INS 220
Não conheço nada de vinho, mas acho isso muito estranho, pois eles são muito mais apropriados ao envelhecimento do que cervejas.
Ultima edição: 13 anos 3 meses atrás por Lucas Zufi Leite.
Mais
13 anos 3 meses atrás #34069 por Claudinei  
Respondido por Claudinei   no tópico Re:Conservantes INS 220
Dióxido de enxofre. Pesquisando no "pai dos burros", achei este texto (traduzido) interessante. Parece que não dá pra produzir vinho sem a parada mesmo!

biovinho.blogspot.com/2011/05/vinho-e-enxofre.html

Curiosamente, a Eisenbah Lust, que é uma cerveja com "ares de vinho espumante", também leva este conservante...
Mais
13 anos 3 meses atrás #34076 por André Silva
Respondido por André Silva no tópico Re:Conservantes INS 220
Claudinei, muito bom esse artigo.

Aparentemente, pelo fato do mosto de vinho ser baseado numa fruta, ele é bem mais sensível do que o mosto cervejeiro, que é feito de grãos maltados e ainda leva lúpulo.

Interessante de ver que segundo o artigo, praticamente todos vinhos usam conservantes, principalmente os com potencial de envelhecimento.

Gosta de cerveja e de viagem? Visite meu blog! www.TravelAndBeer.com
www.twitter.com/andre_silva_84
Mais
13 anos 3 meses atrás #34081 por Renato .
Respondido por Renato . no tópico Re:Conservantes INS 220
BOM SABER

era uma info que eu tb não tinha, e como sou amante dos fermentados cerveja e vinho fazem parte de 95% do meu consumo de álcool.

Os outros 5% ficam com o Wisky e um licor de vez em nunca.
Tempo para a criação da página:0.433 segundos