Prezados apreciadores, sou recente na degustação de brejas, coisa de dois meses para cá. Na Europa pude experimentar diversos rótulos e estilos que me agradaram, uns poucos nem tanto. As que me agradaram principalmente foram as belgian strong ales, tripels e pale ales. Eu particularmente não curto as que levam malte tostado, recentemente procurei conhecer algumas "tops", como a RIS da Brooklyn, mas de fato o sabor de café em brejas não me agrada. Enfim, minha dúvida é com relação especificamente às dubbel. Quando conheci uma tripel, em algum lugar - confesso não me recordar onde, talvez na descrição da breja na carta do local - dizia que se tratava de uma tripla fermentação, sendo a última na própria garrafa. Quando provei a dubbel, li sobre uma dupla inserção de malte. Contudo, aqui nas descrições dos estilos é dito que o termo "tripel" seria também relacionado à quantidade de malte, e não à fermentação. Bom, o fato é que a dubbel que provei, da Affligem, não me agradou justamente pelo malte tostado. Já a tripel não apresenta essa característica, ainda que a diferença seria na inserção a mais de malte. Daí para me complicar, degustei a St. Bernardus 12 nesse final de semana e me agradou bastante, ainda que seja uma quadrupel e escura, não notei o malte tostado. Bom, fiquei confuso então em saber: a dubbel é sempre com malte tostado? De fato o que diferencia os 3 estilos é basicamente a quantidade de malte, ou há outros fatores relevantes?
Valeu!