Cadastre-se

Treinando o paladar para SOUR.

Respondido por Damiao Damiao no tópico Treinando o paladar para SOUR.

Realmente tenho muito chão ainda pra aprender de sour ales.Eu achava que Saison por ser azeda, era sour kkk

Taí um estilo totalmente obscuro pra mim. Por isso acho que vale a pena se aprofundar, parece ser um estilo muito elegante e complexo.
8 anos 10 meses atrás #62005

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Odimi Toge no tópico Treinando o paladar para SOUR.

Pois então, Damiao, se você acha saison azeda imagino que vai surtar quando beber uma sour! rsrsrs

No geral eu não acho saisons azedas. Exceto algumas exceções, elas são, no máximo, ligeiramente ácidas.
8 anos 10 meses atrás #62007

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gabriel C. no tópico Treinando o paladar para SOUR.

Damiao Damiao escreveu: Realmente tenho muito chão ainda pra aprender de sour ales.Eu achava que Saison por ser azeda, era sour kkk

Taí um estilo totalmente obscuro pra mim. Por isso acho que vale a pena se aprofundar, parece ser um estilo muito elegante e complexo.


Paladar é engraçado, tomei quase tudo que o Damiao descreveu e não senti nada azedo, até o ácido ficou bem de leve.

Para ajudar, segundo para o BJCP 2008 sour ales são:
17A. Berliner Weisse (ex: Berliner Kindl Weisse) - nunca tomei.
17B. Flanders Red Ale (ex: Duchesse de Bourgogne, Petrus Oud Bruin) - tomei a Duchesse e não fiquei empolgado.
17C. Flanders Brown Ale/Oud Bruin (Liefman’s Goudenband, Liefman’s Oud Bruin) - nunca tomei.
17D. Straight (Unblended) Lambic (Cantillon Grand Cru) - nunca tomei.
17E. Gueuze (Boon Oude Gueuze, Boon Oude Gueuze Mariage Parfait, Cantillon Gueuze) - nunca tomei.
17F. Fruit Lambic (Boon Oude Kriek, Cantillon Kriek, Mort Subite Kriek) - gosto demais do estilo e é onde consigo que minha esposa fique horas no bar :laugh:

Das fruit lambic tomei várias e gosto muito de todas. Foram: Lindemans Framboise, Lindemans Apple, Timmermans Pêche Lambic, Brooklyn K Is For Kriek, St. Louis Premium Framboise, St. Louis Premium Kriek, St. Louis Premium Pêche, Mort Subite Xtreme Framboise.
8 anos 10 meses atrás #62008

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Alexandre Almeida Marcussi no tópico Treinando o paladar para SOUR.

Gabriel, agradeço o "super Marcussi" lá do primeiro post do tópico. :laugh: Vamos lá!

Existe uma coisa que precisa ser esclarecida para quem quer conhecer sour ales. Existem sour ales que são artificialmente adoçadas para mascarar a acidez. Isso é muito comum com as lambics mais comerciais, sobretudo as de frutas, mas também ocorre em outros estilos, como nas Berliner Weisse com adição de xarope (as "coloridas"). A maior parte das marcas de lambic que temos no Brasil é adoçada artificialmente (St. Louis, Timmerman's, Lindemans (exceto a linha Cuvée René), Belle Vue, Mort Subite etc.). É fácil saber se a sua lambic é adoçada ou não, mesmo antes de comprar: cheque se o rótulo traz indicação de algum tipo de adoçante artificial - o mais usado é o aspartame.

Se você está a fim de conhecer as sour ales, eu, particularmente, sou contra começar por lambics artificialmente adoçadas. Eu não diria isso como sommelier nem no meu blog, mas me permito falar abertamente aqui no fórum, entre amigos. A verdade é que as lambics adoçadas tendem a ser versões de baixa qualidade feitas para um público que não bebe cerveja. São pasteurizadas, têm maturação abreviada e não usam frutas inteiras, o que resulta em baixa complexidade e em defeitos aparentes nos piores exemplares. Na Bélgica, elas ocupam o nicho de mercado de uma espécie de "refrigerante alcoólico" - e, na verdade, surgiram no pós-II Guerra justamente para competir com os refrigerantes americanos. Comparar uma lambic tradicional com uma versão adoçada, do meu ponto de vista, é mais ou menos como comparar um Champagne com um Lambrusco. Essas cervejas não vão te dar a ideia correta do que é uma sour ale de qualidade, por isso eu não sugiro começar por elas.

Existem versões adoçadas que ainda são bem-feitas (com maturação integral) e recebem uma dose leve de adoçante, como a Boon Kriek, e que são cervejas bem interessantes. Mas eu acho que hoje, temos no mercado outros estilos com acidez mais suave e com doçura residual de malte, que podem ser mais interessantes para quem está começando. As Berliner Weisse são boas sour ales de entrada, mas por favor não bebam as versões adoçadas com xarope (como as Berliner Kindl "coloridas"), que são intragáveis. Há Flanders red ales suaves e amigáveis, como a Rodenbach (a versão normal). E hoje também temos a excelente oud bruin Liefmans Goudenband, com acidez suave e sem Brettanomyces, que mais parece uma versão levemente ácida de uma belga de abadia. A Liefmans Cuvée Brut ou a Verhaeghe Echt Kriekenbier são boas opções com frutas para quem está começando. Agora, falando sinceramente, acho que uma lambic tradicional pode perfeitamente ser servida para quem não conhece o estilo. Qualquer um que aprecie um bom vinho espumante seco pode apreciar uma lambic tradicional. Tenho boas experiências apresentando a Lindemans Kriek Cuvée René para amigos que nunca havia bebido sour, por exemplo.

Num patamar intermediário, qualquer apreciador do estilo precisa conhecer uma boa Flanders red e uma boa gueuze tradicional. Boon Geuze Mariage Parfait, Oud Beersel Oud Geuze e Hanssens Artisanal são boas opções para conhecer as gueuzes, e a Rodenbach Grand Cru talvez seja a opção mais acessível e clássica para conhecer as Flanders red ales, hoje que podemos encontrar a long neck por preços razoáveis no Brasil. Se você já simpatiza com o estilo e quer beber alguma sour realmente excepcional, aguarde uma data especial e se presenteie uma garrafa de uma Rodenbach Vintage, Cantillon Gueuze, Cantillon Grand Cru Bruocsella ou 3 Fonteinen Oude Geuze. Não há nada mais sofisticado e complexo do que isso no mundo das sours.

Acho legal começar a entender o estilo pelas belgas, e não pelas norte-americanas. A maioria das americanas emprega tempos de maturação um pouco mais curtos do que as belgas tradicionais, o que resulta em menor profundidade aromática. Mas, por exemplo, a The Bruery faz excelentes sours (melhores até do que as famosas sours da Russian River, na minha opinião) com profundidade e caráter, então depende.
ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Gabriel C.
Last edit: 8 anos 10 meses atrás by Alexandre Almeida Marcussi.
8 anos 10 meses atrás #62015

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Luan Ferre no tópico Treinando o paladar para SOUR.

Gabriel C. escreveu: 17F. Fruit Lambic (Boon Oude Kriek, Cantillon Kriek, Mort Subite Kriek) - gosto demais do estilo e é onde consigo que minha esposa fique horas no bar :laugh:

Das fruit lambic tomei várias e gosto muito de todas. Foram: Lindemans Framboise, Lindemans Apple, Timmermans Pêche Lambic, Brooklyn K Is For Kriek, St. Louis Premium Framboise, St. Louis Premium Kriek, St. Louis Premium Pêche, Mort Subite Xtreme Framboise.


A maioria dessas brejas que você citou contém adição de açúcar, ou seja, ainda não são exemplos de "azedume", rs. Tenta as Krieks da Hanssens e Oude Beersel, se não tiver gastrite ;)
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Gabriel C.
8 anos 10 meses atrás #62017

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Odimi Toge no tópico Treinando o paladar para SOUR.

Aproveitando o tópico, tenho uma pergunta para o Marcussi:

Estava vendo o rótulo de uma Mariage Parfait, que guardo aqui em casa, e vi que ela tem açúcar na composição. Você saberia me responder se esse açúcar foi adicionado pra gerar álcool ou apenas amenizar a acidez?

Valeu!
8 anos 10 meses atrás #62021

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se