Cadastre-se

ajuda . . . . Fermentacao

Criado por Wilson Dilvar Tonelli no tópico ajuda . . . . Fermentacao

Buenas Pessoal!!

Gostaria de saber se alguem pode me ajudar; fiz (ou melhor to tentando fazer) a minha primeira cerveja. O problema é que ja estou no segundo dia da fermentacao e nada de borbulhas no air lock.

Usei o fermento S-04 hidratado com agua a 25 graus mais ou menos, previamente fervida,(segundo informacoes do fabricante do fermento) logo de hidratado misturei o fermento em um litro de mosto esperei ums 10 minutos e misturei no fermentador, apos isso lacrei o fermentador e instalei a valvula na tampa, na receita que estou usando diz que a fermentacao pode levar de 7 a 12 dias e temperatura entre 18 e 25 graus!!

Aguardo alguem que possa me dar uma mao!!
12 anos 8 meses atrás #29590

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por MARCELO RICARDO MONICH no tópico Re:ajuda . . . . Fermentacao

Wilson, primeiramente calma!!! hehehehe.

Tem várias coisas que podem estar ocorrendo.

1) Você encheu muito o balde? será que tem espaço entre o airlock e o mosto? O balde parece mais inchado?
2) É bem comum termos vazamentos nos baldes, normalmente pela tampa.
3) Seria bom você fazer umas medições para ver se está atenuando. Você mediu a OG? Meça hoje novamente e veja se está atenuando.

É bem difícil o fermento não trabalhar.

Mas tenho um balde que o airlock nunca borbulhou. Sei que tem uns vazamentos pelos cantos na tampa, então não me preocupo.

Veja se ajudou e boa sorte.

Um abraço.
Last edit: 12 anos 8 meses atrás by MARCELO RICARDO MONICH.
12 anos 8 meses atrás #29594

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por FABIO FLEMMING no tópico Re:ajuda . . . . Fermentacao

o mosto que vc usou para ativar o fermento estava a que temperatura?

se vc usou ele muito quente pode ter matado o fermento
"Good People Drink Good Beer" - Hunter S. Thompson

Beer Sommelier - ABS-SP
Membro da AcervA Paranaense

All The Best!
12 anos 8 meses atrás #29609

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Wilson Dilvar Tonelli no tópico Re:ajuda . . . . Fermentacao

Sinceramente nao verifiquei se ahavia algum vazamento, mas o fermentados era zero bala!!
espaco ficou ums 10 cm entre a tampa e o mosto e a medicao de densidade ficou em 1010.... ta certo isso? tem um cheiro de alguma fruta "passa" que nao saberia dizer qual é heheheh
Last edit: 12 anos 8 meses atrás by Wilson Dilvar Tonelli.
12 anos 8 meses atrás #29635

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Wilson Dilvar Tonelli no tópico Re:ajuda . . . . Fermentacao

Fabio eu usei 120ml de agua mineral 25 graus, previamente fervida, aí quando comecou a fazer uma espuma por cima misturei em um litro de mosto a 23 graus e deixei descancar por ums 10 minutos....
Sera que nao é problema de sanitizacao? usei alcol hidratado 92%...
outra coisa meu filhinho arrancou a valvula e deve ter ficado ums 5 minutos bricando com ela até que eu ví.... pode ter havido contaminacao por causa disso?
Last edit: 12 anos 8 meses atrás by Wilson Dilvar Tonelli.
12 anos 8 meses atrás #29636

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gabriel Delong MIttelbach no tópico Re:ajuda . . . . Fermentacao

Caro Wilson,

Qual foi sua densidade inicial? A densidade está em 1,010 hoje? Se for isso sua cerveja provavelmente já terminou a fermentação...

Provavelmente o CO2 formado foi expelido por alguma brecha no balde ou conexão mal vedada. Mesmo que houvesse alguma contaminação a cerveja fermetaria porém com outros microorganismos junto com a levedura gerando diversos aromas e sabores desagradáveis.

Com o procedimento que vc descreveu, provavelmente seu fermento estava viável e deve ter fermentado sua cerveja.
12 anos 8 meses atrás #29640

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se