Cadastre-se

Alta/ baixa fermentação vs fermentação alta/ baixa

Criado por Gustavo Guedes no tópico Alta/ baixa fermentação vs fermentação alta/ baixa

Pessoal, estava cá confabulando com meus botões e realizei que os termos relacionados ao tipo de fermentação não seriam melhor definidos por 'fermentação alta' e 'fermentação baixa', por descrever melhor o local onde a fermetação ocorre no tanque!?

Sempre que ouço "alta fermentação" me dá ideia de que estas fermentam "mais" do que as de 'baixa fermentação' , como se a levedura atuasse mais intensamente nas de alta fermentação do que nas de baixa, quando na verdade creio que o nome é relacionado tão somente ao local do tanque em que ocorre a fermentação.

Acho que esse é um tremendo erro de tradução que está tão difundido que ninguém percebe o equívoco.

Posso estar falando uma tremenda besteira.... se estiver, por favor corrijam minha vã divagação
Cerveja = Felicidade Líquida.
felicidadeliquida.blogspot.com.br/
12 anos 1 mês atrás #35934

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Alexandre Almeida Marcussi no tópico Re:Alta/ baixa fermentação vs fermentação alta/ baixa

Gustavo, concordo com você. E, na verdade, eu prefiro usar "fermentação no alto" e "fermentação embaixo", para não dar margem para a ambiguidade.
ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
12 anos 1 mês atrás #35935

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Renato . no tópico Re:Alta/ baixa fermentação vs fermentação alta/ baixa

Não se esqueça que o alta e baixa fermentação também tem relação com a temperatura.

Lagers fermentam em temperaturas mais baixas e ales em temperatura mais altas.
12 anos 1 mês atrás #35936

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por David Brun no tópico Re:Alta/ baixa fermentação vs fermentação alta/ baixa

Concordo que, para um leigo especialmente, alta fermentação possa dar a entender que a fermentação é "muita" e baixa fermentação que a fermentação é "pouca".
Mas também não acho que trocar a ordem das palavras melhora isso não, hehe... falar que uma cerveja é de "fermentação alta" e outra de "fermentação baixa" pode dar o mesmo tipo de confusão, não me soa tão diferente. Acaba sendo trocar seis por meia dúzia.

O ideal para mim seria se tivesse se usado uma tradução mais literal do inglês:

Top fermentation = fermentação no topo
Bottom fermentation = fermentação no fundo
12 anos 1 mês atrás #35950

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Marcelo Vodovoz no tópico Re:Alta/ baixa fermentação vs fermentação alta/ baixa

David, mas a temperatura de fermentaçao nao influencia?

Acho que para um leigo nenhuma dessas explicaçoes para as familias lager e ale é muito útil. as classificaçoes que interessam pra um iniciante sao aquelas perceptíveis sensorialmente, o resto vai parecer cervochatísse.
12 anos 1 mês atrás #35960

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por David Brun no tópico Re:Alta/ baixa fermentação vs fermentação alta/ baixa

O lance é que a temperatura de fermentação não é a característica pela qual as famílias de cerveja são divididas. Então, no meu entender, falar "alta fermentação" é falar do tipo de fermentação mais do que da temperatura de fermentação, pois estamos falando de uma família de cerveja.

Mas, o que eu costumava fazer quando estava apenas aprendendo sobre cerveja, era que pensava "cervejas de ALTA fermentação = ALTA temperatura / BAIXA fermentação = BAIXA temperatura"... para mim isso sempre foi mais uma "grata coincidência" e uma maneira de ajudar a lembrar o tipo de fermentação x temperatura de fermentação.

Voltando ao exemplo em inglês que eu citei no post anterior, eles não se referem à temperatura, mas sim ao lugar do líquido onde ocorre a fermentação.

Sobre se para o leigo faz diferença ou não, depende do leigo, hehe
Last edit: 12 anos 1 mês atrás by David Brun. Razão: Segundo parece não ta funcionando colocar o "bold"... apareceram as tags no post ao invês da fonte em bold...
12 anos 1 mês atrás #35986

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se