Cadastre-se

Baixa Atenuação OG-FG

Respondido por Marcelo Vodovoz no tópico Baixa Atenuação OG-FG

é, da próxima vez faça o teste do iodo pra ver se a conversão enzimática foi completa, podem ter sobrado muitos açúcares não-fermentecíveis.
9 anos 6 meses atrás #57621

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Fernando BM no tópico Baixa Atenuação OG-FG

Gustavo, obrigado por sua resposta.

Realmente, agora o valor que eu consegui de ABV ficou um pouco mais interessante... 4,6%. Este valor ainda está um pouco distante dos 6% esperados pelas instruções da receita. Minha pergunta é, se eu der mais tempo para a fermentação, pode ser que ela chegue nos 6% ou se não chegou em 7 dias foi porque houve algum problema de conversão dos amidos? Ou pode ser as duas coisas?

No meu lugar, você inicaria a maturação ou aguardaria mais uns dias?
9 anos 6 meses atrás #57623

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Fernando Pires no tópico Baixa Atenuação OG-FG

Fernando Mussio escreveu: Gustavo, obrigado por sua resposta.

Realmente, agora o valor que eu consegui de ABV ficou um pouco mais interessante... 4,6%. Este valor ainda está um pouco distante dos 6% esperados pelas instruções da receita. Minha pergunta é, se eu der mais tempo para a fermentação, pode ser que ela chegue nos 6% ou se não chegou em 7 dias foi porque houve algum problema de conversão dos amidos? Ou pode ser as duas coisas?

No meu lugar, você inicaria a maturação ou aguardaria mais uns dias?


Olá xará, desculpe a demora na resposta, o trabalho não me permitiu responder antes.
Mas vi que os confrades conseguiram sanar as suas dúvidas ;)

Sobre sua última pergunta, não, não adianta você deixar mais dias para tentar atenuar mais. Passados 2 dias sem atenuação, a fermentação primária terminou. O problema foi na brassagem.

Você pode brassar por mais tempo, uns 90 minutos e tb brassar com menos água e lavar com mais do que usou, isso te ajudará a extrair mais açúcares fermentáveis, aumentando a OG. Observando sempre a relação água/og/insumos/litragem final/fg, tendo que mudar a receita para os ajustes necessários resultarem no melhor resultado possível.

Usar uma tabela de correção como a que o Gustavo indicou é muito útil para medir melhor a FG e determinar o ABV. Como o Marcelo indicou, é bom fazer o teste de iodo, assim vc vai ver se ainda existem açúcares a serem extraídos no mosto, caso a OG fique acima do pretendido, adicione mais água de lavagem; caso fique mais baixa do que deseja, ferva um pouco mais.

Lendo sua resposta anterior, vi que fermenta em apenas uma temperatura (24º). Pelos meus estudos, aprendi que começar a fermentação no menor patamar da variação possível é o mais indicado, aumentando a temperatura ao decorrer da fermentação. Agindo assim, a fermentação gera menos off flavors.

Abração.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Fernando BM
Last edit: 9 anos 5 meses atrás by Fernando Pires.
9 anos 5 meses atrás #57629

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico Baixa Atenuação OG-FG

Se você usou só 3,6Kg de malte para 14L de cerveja e teve 1,044 de OG até que sua eficiência não ficou tão ruim. Deu em torno de 63%. Normalmente eu atinjo entre 65% e 70%.

O problema é que industrialmente as produções alcançam uma eficiência muito maior, por isso a receita possuía pouco malte.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Fernando BM
Last edit: 9 anos 5 meses atrás by Gustavo Silva.
9 anos 5 meses atrás #57630

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Fernando Pires no tópico Baixa Atenuação OG-FG

E aí Gustavo, tudo certo?
Mesmo com muito estudo a respeito, ainda tenho dúvidas quanto à eficiência, pq chego sempre em cálculos complexos envolvendo equipamento, quantidade de açúcar extraído, litragem final, etc
Você tem algum cálculo, tabela ou estudo conclusivo a respeito para que eu possa determinar com certeza a minha eficiência?
Desde já agradeço.
Abração.
9 anos 5 meses atrás #57631

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico Baixa Atenuação OG-FG

Fernando, é bem complicado esse cálculo (tanto que utilizo um simplificado por mim). Quando envolve vários tipos de malte, como chocolate por exemplo, que possui menor quantidade de amido que os menos torrado, fica complicado calcular, pois não há em nenhum lugar uma informação concreta do rendimento máximo.

Mas de uma maneira geral eu desenvolvi um fórmula, com base em algumas pesquisas e em comparação com o Beersmith. O que eu uso é o seguinte:

V x F / m x 3

V = Volume no início da fervura;
F = Fator de densidade (por exemplo: Densidade após a lavagem dos grãos e antes da fervura = 1,048. O F será 48;
m = massa de malte utilizado (descontado o peso de maltes torrados e com cor acima de 200 SRM);
3 = Fator de conversão que leva em conta o limite de conversão dos grãos.

Por exemplo, lavei os grãos e obtive 25L com 1,046g/cm³ de densidade (já corrigida pela temperatura). Se eu usei 5,5Kg de malte o resultado fica:

25 x 46 / 5,5 x 3 = 69,7%

Claro que é um valor aproximado, mas chega bem próximo do Beersmith (que também não é 100% confiável).
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Fernando Pires
9 anos 5 meses atrás #57637

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se