Cadastre-se

Blogs de Cerveja, qualidade e jabá

Respondido por Alexandre Almeida Marcussi no tópico Blogs de Cerveja, qualidade e jabá

Márcio, acho que voltamos a misturar alhos e bugalhos neste debate. Quando eu usei a palavra "horizontalidade", eu queria dizer uma coisa específica naquele contexto, mas acho que você interpretou um pouco diferente. Você argumenta que a opinião do blogueiro não tem o mesmo impacto da opinião do consumidor comum na mesa de bar. Estamos de acordo. Toda opinião emitida em espaço público tem impactos sociais, e é isso que a web 2.0 faz, em certo sentido: dar dimensão pública a opiniões que antes seriam restritas a espaços privados.

Mas não é esse o ponto da discussão. O fato de a opinião do blogueiro ter impacto sobre o mercado não significa que ele necessariamente seja um representante dos interesses das empresas desse mercado. Nesse sentido, ele ainda pode ser apenas um consumidor. Mas ele também pode ativamente representar interesses das empresas, quando ele se envolve em suas ações de marketing. São dois casos diferentes, pois há uma diferença importante no contexto de produção do texto, e não apenas nos seus impactos posteriores. A própria carta do BBC reconhece isso.

Desculpe-me se não é isso, mas eu tenho a impressão de que você e o Thiago estão fazendo um esforço conceitual para minimizar a diferença entre textos que foram patrocinados por empresas e textos que não o foram. Se essa diferença não existisse, toda essa discussão deste tópico seria descabida do meu ponto de vista.
ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
9 anos 9 meses atrás #56345

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Alexandre Almeida Marcussi no tópico Blogs de Cerveja, qualidade e jabá

Fabian Ponzi escreveu: Ora, como leitor ávido de praticamente todos os blogs cervejeiros do Brasil, eu ainda tenho a impressão que os posts autorais são maioria. Mas por algum motivo, alguns blogs ganham o status de "jabazeiros".


Ponzi, essa é uma das coisas que eu também queria descobrir. Com os números, poderemos entender melhor até que ponto certos blogs são percebidos como "jabazeiros" apenas por causa da quantidade de marketing que eles veiculam ou também por fatores ligados à imagem pública e às opiniões emitidas pelo blogueiro.
ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
9 anos 9 meses atrás #56346

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Fabian Ponzi no tópico Blogs de Cerveja, qualidade e jabá

Alexandre Almeida Marcussi escreveu:

Fabian Ponzi escreveu: Ora, como leitor ávido de praticamente todos os blogs cervejeiros do Brasil, eu ainda tenho a impressão que os posts autorais são maioria. Mas por algum motivo, alguns blogs ganham o status de "jabazeiros".


Ponzi, essa é uma das coisas que eu também queria descobrir. Com os números, poderemos entender melhor até que ponto certos blogs são percebidos como "jabazeiros" apenas por causa da quantidade de marketing que eles veiculam ou também por fatores ligados à imagem pública e às opiniões emitidas pelo blogueiro.


Nesse caso, estamos entrando no perigoso campo da subjetividade. Cuidado.
9 anos 9 meses atrás #56347

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Thiago Alves no tópico Blogs de Cerveja, qualidade e jabá

O Marcussi, não quero minimizar não.

Tenho certeza que há diferenças entres os tipos de texto, ainda que por ventura fossem sutis. E não necessariamente são.
Temos claramente, formas de pensar diferentes, mas minimizar pode ter certeza que não é o meu objetivo e acho que nem o do Marcio. Mas sobre a opinião dele, ninguém melhor para conceituá-la do que ele próprio.

Para ser sincero eu nem havia pensando sobre o viés que ele levantou nos últimos comentários. Em linhas gerais, eu concordo.
Texto autoral é um, texto que figure como publicitário é outro, mas de fato, ambos nesse caso possuem poder de influência. Tentei só defender essa questão nos meus últimos comentários. Que existe esse ponto de convergência.

O que não tem nem como mensurar e acredito que dificilmente ser expresso em uma carta seja de qual grupo fosse (BBC ou não) de forma plena. Ao contrário do texto que tenha influências (publicidade ou algum outro tipo de parcialidade), que é muito mais fácil de identificar. E esse último texto, que já passou por dezenas de opiniões aqui e uma parcela do grupo é clara e abertamente contra, uma fração mínima entende e outra parte do grupo, especialmente de nós, blogueiros, aceita e busca fazer de forma transparente.
9 anos 9 meses atrás #56349

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Ricardo Sangion no tópico Blogs de Cerveja, qualidade e jabá

A qualidade da discussao esta excelente e tendo a concordar com todos os pontos de vista, ate porque muitas vezes cada um fala um pouquinho diferente que o outro e acaba que nao existe uma unica verdade.

Vejam abaixo, por exemplo, como uma mesma verdade tem a sua antitese:
- Opiniao, de conhecedor ou nao, influencia decisoes, seja ela num post de blog, num comentario em redes sociais, no Reclame Aqui, etc.
- Pessoas mais reconhecidas terao um poder de influencia maior em alguns casos, porem a mensagem em si pode ser mais contundente do que o interlocutor. Lembram do impacto dos comentarios do Pacheco no caso das validades das cervejas?
- Post patrocinados, publieditoriais, sao efeitos do marketing. Post autorais, nao. Porem, ha diversos posts autorais que sao frutos de produtos gerados pelo marketing. Ou entao podem encontrar raizes longinquas em alguma acao de marketing que a gente nem se lembre, como um simples convite a visitar a cervejaria, ou uma visita do cervejeiro em algum evento que a gente foi.
- Promocao espontanea nao é marketing, ja que o autor decidiu escrever aquilo porque quis. Isso nao quer dizer que o impacto seja menor que um publieditorial. Alias, acho em geral os posts mais autorais muito melhores para as marcas que os "gelados" publieditoriais.
- Promocao patrocinada (ou influenciada como eu preferiria dizer) nao agrega valor, é puro marketing, e conteudo autoral é sempre melhor. Nao sei se prefiro ser surpreendido com a noticia da chegada ao Brasil daquela cerveja que todo mundo ama, fruto de um press-release, ou ver o 29o review de uma cerveja que está entre nós ha 10 anos.

O intuito das afirmacoes acima nao é para estabelecer novas verdades, desmintir afirmacoes previas, concordar ou nao. Eu mesmo nem sempre concordo com tudo isso ai, portanto nao tenho a intencao de abrir novo debate sobre nomenclaturas, pesos, impactos. Serve apenas para mostrar que sempre existirao os dois lados da moeda.

Para finalizar, deixo uma experiencia que aconteceu comigo, que acho perminente compartilhar com voces:

Fazia anos que eu nao comprava Coca-Cola. Consumia muito pouco, apenas em eventos em que so tinha isso pra beber.
Ate o dia em que eu fui para Atlanta, num evento da Microsoft. Atlanta é a sede da Coca-Cola e lá eles tem um Museu da Coca-Cola. Visitei. A visita mudou muito a minha percepcao do produto, muito mais que pela marca, que sempre admirei. De alguma forma, tudo aquilo que vi, li e vivenciei ali mudou a minha forma de se relacionar com Coca-Cola.

Ao voltar, me peguei comprando Coca-Cola no supermercado e pedindo em alguns restaurantes. Ainda com baixa frequencia, mas com certeza bem mais que antes.


A conclusao:
- Fui porque quis
- Com certeza o Museu é feito para encantar as pessoas, conquista-las como consumidores, uma ferramenta de marketing
- Passei a ter uma melhor impressao sobre o produto por conta disso
- Tenho total consciência sobre o que aconteceu, ate por ser profissional de marketing, mas confesso que o efeito foi maior que qualquer controle consciente.
Ricardo Sangion
Fundador e Administrador do Brejas
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Gustavo Guedes, Marcio Beck, Alexandre LC
9 anos 9 meses atrás #56354

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Alexandre Almeida Marcussi no tópico Blogs de Cerveja, qualidade e jabá

Fabian Ponzi escreveu: Mas o motivo real para eu voltar é para defender o Edson, do Viajante Cervejeiro. Falar que ele é jabazeiro é de uma pobreza de espírito gigantesca! Eu conheci o Edson quando ele passou por Porto Alegre e soube mais detalhes do projeto dele. Ele está fazendo algo que NINGUÉM aqui desse forum teria coragem de fazer. E lhes garanto, a ideia dele é fazer a viagem inteira com um orçamento que beira o ridículo. Por isso, nada mais justo que ele, vez por outra, beba e coma de graça em algum lugar que depois vai ter o seu nome exposto num dos 10 blogs de maior audiência do meio cervejeiro, não por jabá, mas por educação e gentileza até.


Deparei-me com o blog do Edson, o Viajante Cervejeiro , no meu levantamento e acho que ele é um bom ilustrativo de algumas questões complicadas que estamos discutindo. Não há dúvidas de que o Viajante Cervejeiro é um blog com material bacana, e é fruto de uma iniciativa admirável. Fiquei conhecendo um montão de lugares e de brewpubs dos quais eu nunca tinha ouvido falar. Bacana. Dou meus sinceros parabéns ao autor.

Agora, o blog apresenta uma certa simbiose entre material autoral e patrocinado. Procurando nos links do blog, você encontra uma página em que o autor esclarece que aceita parcerias com estabelecimentos para dar mais destaque para eles no blog. Cito textualmente: "Se tiver interesse de enfatizar seu estabelecimento, incluir informações adicionais, deixá-lo em destaque no site, ou tiver alguma outra ideia de divulgação, vamos conversar." Só que eu não encontrei nenhuma informação sobre quais foram os locais que negociaram para ter mais destaque.

Das 20 postagens que li, nenhuma indica que houve essa negociação. Talvez nenhuma delas tenha tido mesmo, mas não tenho como saber. Em quase todas, o blogueiro aparece em fotos conversando e brindando com os proprietários. Fiquei caçando referências que indicassem que o Edson recebeu alguma benesse durante a visita, mas elas são raras: aqui e ali, lê-se que ele bebeu uma cerveja que ainda não foi lançada, ou recebeu um presente. Apenas nesses casos, eu classifiquei como material patrocinado. Em todos os restantes, como não havia indicação nenhuma, classifiquei como independente, presumindo que ele foi ao local por iniciativa própria, com seu dinheiro, e pagou por tudo o que consumiu. Resultado: no meu levantamento, o Viajante Cervejeiro ficou com 16 postagens independentes (80%) e 4 postagens patrocinadas (20%). Fico me questionando se esse número realmente corresponde à realidade. E o problema é que a única pessoa que poderia responder isso é o próprio Edson.

O Viajante Cervejeiro faz parte do Blogueiros Brasileiros de Cerveja. A assinatura dele está lá na carta e o logo do BBC consta bem grande na página inicial. Agora, será que todo mundo concordaria que ele explicita perfeitamente todas as condições de produção de seus textos que possam afetar sua isenção, como comenta aquele trecho da carta? Muito provavelmente ele faz tudo de boa fé, acreditando que eventuais parcerias, degustações patrocinadas e benesses não precisem ser mencionadas, porque ele acredita que isso não influencia sua opinião. Não estou dizendo que influenciem, mas acredito que uma boa parte dos leitores gostaria de ter acesso a essas informações.

Lamento ter de usar o blog do Edson como exemplo de um fenômeno que é muito mais disseminado do que isso. Não é só ele quem faz assim, e é por isso que eu estava evitando dar exemplos pontuais. Estou entrando em contato com ele para convidá-lo a participar do debate, expor seu ponto de vista e esclarecer a questão. Mas faço questão de levantar isso aqui porque, para mim, é um claro exemplo de como a carta de intenções do BBC está falhando em regular adequadamente esta questão.
ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Gustavo Guedes, Eduardo Guimarães Insta @cervascomedu
9 anos 9 meses atrás #56361

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se