Cadastre-se

Descanso diacetil

Respondido por Fernando Pires no tópico Descanso diacetil

Gustavo Silva escreveu: Não tem problema algum em realizar o processo que vc citou.

E ainda também não teria problema em fermentar, fazer o descanso e enagarrafar após dois dias deixando em baixa temperatura. Isso porque maturação ocorreria dentro da garrafa. Já fiz isso com uma weiss. Bati recorde de tempo entre produção e envase: 9 dias. Deixei 10 dias na garrafa antes de abrir e estava perfeita.

Lembrando que é a levedura que consome o diacetil e os outros produtos secundários indesejáveis formados na fermentação, e a levedura está não só na borra, mas também em todo a cerveja.


Fala aí Gustavo, blz?

Você diz não haver problema em engarrafar logo após o descanso diacetil e com apenas 2 dias, baixar a temperatura, fazendo a maturação na garrafa?
Bem, poder vc pode, vai sair cerveja? vai
Podemos fazer cerveja sem controle de temperatura de fermentação? Podemos.
Será a melhor cerveja possível? Os manuais e livros dizem que não, mas se achou perfeita uma cerveja com 19 dias com todo o processo, ok :ohmy:
Eu gasto no mínimo 40 dias para qq cerveja e às vezes acho que ainda está "verde", talvez eu seja exigente demais :woohoo:

É empírico dizer que o melhor procedimento para "tirar" o máximo da cerveja é: Fermentação primária; Fermentação secundária; Maturação; Clarificação (tudo ainda dentro do fermentador, fazendo ou não a trasfega); Primming e Refermentação na garrafa.

www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403851

Dotta, respondendo essa questão em particular, sim, vc pode baixar a temperatura para próximo de 0 grau após o descanso diacetil, e sim, isso decantará o fermento.

Abraços.
Last edit: 9 anos 4 dias atrás by Fernando Pires.
9 anos 4 dias atrás #61002

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico Descanso diacetil

A maturação é apenas uma faixa de tempo para que a levedura haja de outra forma e ocorra certas reações que coincidentemente melhoram as sensações deixadas pela cerveja. Onde a maturação vai ocorrer, pelo menos na teoria, é indiferente pro resultado final.

Eu sempre gosto de dizer que não existe uma regra pra nada na produção de cervejas. Cada cerveja se faz de uma maneira diferente, até mesmo sendo do ''mesmo estilo'' (leia-se cervejas parecidas). Também acho que a expressão ''a cerveja ainda não estará boa'' é relativo. Pode não estar boa para algumas pessoas, mas para mim estará. Aí já entra a questão de gosto pessoal. Eu acho muito bom a sensação de oxidação numa cerveja bem maltada (doce), outros já acharão horrível.

Eu apenas citei a minha opinião, que está longe de ser algo absolutamente certo e definitivo. E não sei se ficou claro (pra mim não ficou, haha). No outro post eu falei em fermentar a cerveja, fazer o descanso do diacetil, baixar a temperatura por dois dias e só depois engarrafar. A maturação ocorreria na garrafa e diminuiria um pouco a quantidade de lama na garrafa.

Porém, se tens como objetivo fazer uma cerveja bem translúcida, uma maturação longa no balde, a frio (0°C é o ideal para esse fim), é o melhor, na minha opinião. :) Nesse caso a lama decantará e ficará mais compacta com a passar do tempo.

No caso que citei antes, eu maturei muito pouco no balde e mais na garrafa para obter uma cerveja turva (interesse para uma weiss). A maturação durou 10 dias e ocorreu junto mente e após a refermentação (parte da levedura fermentava o açúcar do primming e parte consumia os subprodutos da fermentação, eu acho :D). Resumindo: com 9 dias de fermentação e clarificação e 10 dias na garrafa ela ficou pronta. E sinceramente eu achei que estava madura o suficiente.

Desculpe pelo texto longo. :)
Last edit: 9 anos 3 dias atrás by Gustavo Silva.
9 anos 3 dias atrás #61014

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se