Harmonização

Brejas & Chocolates

Mais
14 anos 11 meses atrás #29336 por Claudinei  
Respondido por Claudinei   no tópico Re:Brejas & Chocolates
Nobres,

Este ser que vos escreve quebrou hoje um tabu carregado durante toda a sua vida de bebedor: o de que cerveja só combina com rangos salgados.

Escolhi dois chocolates meio amargos: um Lindt Excellence Dark (francês, 70% de cacau) e um Hershey's Special Dark (nacional, 60% de cacau). Para "enfrentá-los", uma de minhas cervejas preferidas: Baden Baden Stout.

É interessante notar como os elementos se aproximam. O bom corpo, aroma e sabor torrado, secura e amargor da cerveja combinando com o amargor do abundante cacau e leve doçura dos chocolates. Não sou nenhum expert em degustações e análises sensoriais, mas achei muito legal. Há algo nessa cerveja que lembra café e chocolate amargo, daí a semelhança.

E assim vamos enriquecendo nossa cultura cervejeira! :woohoo:
Mais
14 anos 11 meses atrás #29337 por Claudinei  
Respondido por Claudinei   no tópico Re:Brejas & Chocolates
Olha só que bacana, depois de postar minha experiência, encontrei um post recente do Paulo Feijão com a Baden Baden Stout, confiram:

www.obiercevando.com.br/conteudo_ver.php?id=154

Kirin, não estrague a Baden, senão você vai levar porrada! :evil:
Mais
14 anos 8 meses atrás #31590 por frederico girardi
Respondido por frederico girardi no tópico Re:Brejas & Chocolates
É preciso tomar cuidado com essa harmonização, pois o chocolate apresenta uma untuosidade produzindo uma camada sobre as papilas gustativas prejudicando a percepção dos sabores de uma cerveja.
É necessário reavaliar o conceito que se tem de harmonização, pois colocar uma comida e uma bebida na boca não é necessariamente harmonizar e sim uma mistura de qualquer coisa.
Mais
14 anos 8 meses atrás #31599 por Alexandre Almeida Marcussi
frederico girardi escreveu:

É preciso tomar cuidado com essa harmonização, pois o chocolate apresenta uma untuosidade produzindo uma camada sobre as papilas gustativas prejudicando a percepção dos sabores de uma cerveja.

Por outro lado, Frederico, as cervejas possuem bons elementos de corte para combater essa untuosidade e limpar a língua: álcool, carbonatação e amargor. Eu não vejo restrição nenhuma a harmonizar cervejas e chocolates.

E não é só cerveja preta, não; já provei harmonizações muito prazerosas com fruit lambics, com strong golden ales... Sem contar que, muitas vezes, a gente parte direto para o chocolate amargo e esquece de boas possibilidades de combinação com os brancos, com os ao leite etc.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
14 anos 8 meses atrás #31631 por MARCELO RICARDO MONICH
Concordo com o Marcussi.
Sem frescuras.
Podemos qualquer coisa.
Nem sempre fica bom, mas entendo que toda boa iniciativa é bem vinda.
Mais
14 anos 8 meses atrás #31636 por Pedro Bianchi
Respondido por Pedro Bianchi no tópico Re:Brejas & Chocolates
Alexandre Marcussi escreveu:
[/quote]E não é só cerveja preta, não; já provei harmonizações muito prazerosas com fruit lambics, com strong golden ales... Sem contar que, muitas vezes, a gente parte direto para o chocolate amargo e esquece de boas possibilidades de combinação com os brancos, com os ao leite etc.[/quote]

É bem por aí. As vezes é legal arriscar algo diferente de Stout/Porter com chocolate amargo. Jogar uma Kriek ou uma Framboise (não adoçada, de preferência) com um brownie, traz um contraste bem legal. Uma que eu acho bem interessante também é chocolate branco com cervejas que lembrem frutas vermelhas ou frutas escuras, que tenham um pouquinho de acidez, como uma Red Ale de FLandres ou até com a Hoegaarden Forbidden Fruit.
Tempo para a criação da página:0.478 segundos