Harmonização

Brejas & Chocolates

Mais
14 anos 1 mês atrás #29336 por Claudinei  
Respondido por Claudinei   no tópico Re:Brejas & Chocolates
Nobres,

Este ser que vos escreve quebrou hoje um tabu carregado durante toda a sua vida de bebedor: o de que cerveja só combina com rangos salgados.

Escolhi dois chocolates meio amargos: um Lindt Excellence Dark (francês, 70% de cacau) e um Hershey's Special Dark (nacional, 60% de cacau). Para "enfrentá-los", uma de minhas cervejas preferidas: Baden Baden Stout.

É interessante notar como os elementos se aproximam. O bom corpo, aroma e sabor torrado, secura e amargor da cerveja combinando com o amargor do abundante cacau e leve doçura dos chocolates. Não sou nenhum expert em degustações e análises sensoriais, mas achei muito legal. Há algo nessa cerveja que lembra café e chocolate amargo, daí a semelhança.

E assim vamos enriquecendo nossa cultura cervejeira! :woohoo:
Mais
14 anos 1 mês atrás #29337 por Claudinei  
Respondido por Claudinei   no tópico Re:Brejas & Chocolates
Olha só que bacana, depois de postar minha experiência, encontrei um post recente do Paulo Feijão com a Baden Baden Stout, confiram:

www.obiercevando.com.br/conteudo_ver.php?id=154

Kirin, não estrague a Baden, senão você vai levar porrada! :evil:
Mais
13 anos 10 meses atrás #31590 por frederico girardi
Respondido por frederico girardi no tópico Re:Brejas & Chocolates
É preciso tomar cuidado com essa harmonização, pois o chocolate apresenta uma untuosidade produzindo uma camada sobre as papilas gustativas prejudicando a percepção dos sabores de uma cerveja.
É necessário reavaliar o conceito que se tem de harmonização, pois colocar uma comida e uma bebida na boca não é necessariamente harmonizar e sim uma mistura de qualquer coisa.
Mais
13 anos 10 meses atrás #31599 por Alexandre Almeida Marcussi
frederico girardi escreveu:

É preciso tomar cuidado com essa harmonização, pois o chocolate apresenta uma untuosidade produzindo uma camada sobre as papilas gustativas prejudicando a percepção dos sabores de uma cerveja.

Por outro lado, Frederico, as cervejas possuem bons elementos de corte para combater essa untuosidade e limpar a língua: álcool, carbonatação e amargor. Eu não vejo restrição nenhuma a harmonizar cervejas e chocolates.

E não é só cerveja preta, não; já provei harmonizações muito prazerosas com fruit lambics, com strong golden ales... Sem contar que, muitas vezes, a gente parte direto para o chocolate amargo e esquece de boas possibilidades de combinação com os brancos, com os ao leite etc.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
13 anos 10 meses atrás #31631 por MARCELO RICARDO MONICH
Concordo com o Marcussi.
Sem frescuras.
Podemos qualquer coisa.
Nem sempre fica bom, mas entendo que toda boa iniciativa é bem vinda.
Mais
13 anos 10 meses atrás #31636 por Pedro Bianchi
Respondido por Pedro Bianchi no tópico Re:Brejas & Chocolates
Alexandre Marcussi escreveu:
[/quote]E não é só cerveja preta, não; já provei harmonizações muito prazerosas com fruit lambics, com strong golden ales... Sem contar que, muitas vezes, a gente parte direto para o chocolate amargo e esquece de boas possibilidades de combinação com os brancos, com os ao leite etc.[/quote]

É bem por aí. As vezes é legal arriscar algo diferente de Stout/Porter com chocolate amargo. Jogar uma Kriek ou uma Framboise (não adoçada, de preferência) com um brownie, traz um contraste bem legal. Uma que eu acho bem interessante também é chocolate branco com cervejas que lembrem frutas vermelhas ou frutas escuras, que tenham um pouquinho de acidez, como uma Red Ale de FLandres ou até com a Hoegaarden Forbidden Fruit.
Tempo para a criação da página:0.389 segundos