Cadastre-se

Como é que você costuma a degustar suas cervejas?

Criado por Lucas Borges no tópico Como é que você costuma a degustar suas cervejas?

Fala aí galera!

Estou só começando neste universo fascinante das cervejas especiais e me surgiu uma curiosidade. Vocês têm algum ritual de degustação de cerveja? Como vocês costumam a apreciar suas bebidas? No sossego do lar? Com a família? Com algum amigo cervejeiro? Sozinho? Vocês degustam mais de uma numa só sessão ou preferem dedicar cada sessão a um único rótulo? Harmonizam com algum prato ou ficam exclusivamente na breja?

Compartilhem aí como é que vocês costumam a curtir sua breja!
8 anos 7 meses atrás #63116

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Claudinei   no tópico Como é que você costuma a degustar suas cervejas?

Fala Lucas, seja bem-vindo!

Não tenho propriamente um "ritual", mas sim algumas preferências. Cervejas de perfil mais leve e refrescante (pilsner, weiss, wit, etc) eu consumo geladas mesmo, assim que tiro da geladeira. Cervejas mais complexas e/ou pesadas (trapistas/de abadia, barleywines, alguns subestilos de stout, dentre muitas outras) eu prefiro em temperaturas de serviço mais altas, normalmente entre 10 - 12 °C. Tenho uma mini adega com termostato digital, mas não é muito eficiente quando está calor, dessa forma opto por botar na geladeira mesmo e, após retirada, esperar entre 15 a 20 minutos antes de abrir e servir, deixando a cerveja esquentar um pouco. Quanto ao lugar, geralmente é em casa mesmo, sozinho ou com minha noiva (afinal, beber boas cervejas em bares não é nada barato e o serviço nem sempre adequado!). Ao degustar para avaliação aqui no ranking, prefiro fazê-lo quando estou sozinho mesmo, para que eu possa ter mais concentração nessa "árdua tarefa" :laugh: :laugh: :laugh: . Por fim, não costumo degustar mais de uma "especial" de uma vez, pois gosto de apreciar o máximo de uma cerveja dessas ainda sóbrio. A sequência da bebedeira sempre se dá com alguma lager básica. Somente em algumas degustações coletivas com amigos é que consumi várias cervejas de diferentes estilos em sequência. E também não tenho o hábito de harmonizar, gosto mais de apreciar a cerveja mesmo e somente ela. De vez em quando, até rola alguma tentativa de combinação com algum alimento.
 
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Lucas Borges
Last edit: 8 anos 7 meses atrás by Claudinei  .
8 anos 7 meses atrás #63121

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Eduardo Guimarães Insta @cervascomedu no tópico Como é que você costuma a degustar suas cervejas?

Sigo uma metodologia bem parecida com a do confrade Claudinei.

Cervejas que são servidas em temperaturas mais baixas eu retiro da geladeira e degusto quase de imediato. Os estilos a serem consumidos em temperaturas mais elevadas, por outro lado, ficam do lado de fora durante 10-15 minutos antes de serem abertos. Antes de abrir cada rótulo eu faço uma consultada no site oficial da cervejaria ou, na falta desse, em portais como Brejas e Ratebeer para definir qual é o copo / taça onde irei servi-lo. Parece bobagem, mas, ao longo dos anos, percebi que usar um copo adequado ao estilo faz toda a diferença para avaliação visual e olfativa da receita. Após servi-la sempre tiro uma ou duas fotos para anexar aqui no Brejas, pois penso que ver as fotos das receitas estimula o interesse dos confrades e, além disso, permite que outros vejam se o mesmo rótulo degustado teve algum defeito de envase / contaminação (falta de espuma, excesso dela, etc).

Esgotada essa etapa inicial faço as análises visual e olfativa da cerveja, esperando ainda uns 5 minutos antes do primeiro gole. Após o primeiro gole, vou degustando-a bem devagar para também mapear se há oscilações das notas olfativas e degustativas com o aumento da temperatura. Depois de ter anotado minha degustação consulto degustações de outros confrades do Brejas e do Ratebeer, de forma a comparar o que eu notei de diferente ou de similar a outras pessoas. Essa comparação permite ainda definir se meu rótulo estava "cansado" ou até contaminado.

Prefiro sempre degustar em casa sozinho. Convenhamos, num bar com amigos não dá para fazer algo tão calmo e detalhado; torna-se algo anti social. No entanto, não deixo de ir a bares cariocas que servem chopes inéditos ou a festivas cervejeiros e faço minhas degustações adaptando-me a situação de estar com amigos num local movimentado.

Em casa consumo no máximo 5 rótulos ao longo de um dia inteiro quando quero fazer essa degustação mais pormenorizada. Para tanto, começo do rótulo mais leve ao mais pesado. Por exemplo: blond, tripel, ipa, imperial ipa, imperial stout. Diluindo 5 degustações ao longo de um dia inteiro dá tempo para você ir limpando o paladar (limpo com água e pedaços de pão puro ou miolo de pão) de forma que o gosto da cerveja anterior não interfira na degustação do rótulo subsequente.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Lucas Borges
8 anos 7 meses atrás #63133

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Odimi Toge no tópico Como é que você costuma a degustar suas cervejas?

Eu sigo a mesma linha com algumas diferenças:

_pra escolher o copo, costumo digitar o nome do rótulo e procurar no google imagens;

_ mesmo as cervejas mais leves, costumo deixar esquentar um pouco, nem que seja uns 5 minutos;

_logo que abro a cerveja, a primeira coisa que faço é colocar um pouco dela num tulipa "boca sino" e já de cara avaliar o aroma. Isso porque vários compostos olfativos podem se volatilizar e sumir rapidamente. Só depois disso sirvo no copo adequado e tiro a foto. Na sequencia faço a análise gustativa.

_todas minhas avaliações no Brejas são escritas em tempo real conforme vou degustando. Para isso acho importante me concentrar sozinho em casa.

_Em bares gosto de tomar com amigos, mas opto por não escrever avaliações destas degustações fazendo apenas o registro no untappd.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Lucas Borges
8 anos 7 meses atrás #63136

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Ítalo Carvalho no tópico Como é que você costuma a degustar suas cervejas?

Geralmente em casa sozinho ou com a namorada. De preferência com o guia de estilos do BJCP aberto pra ter uma noção do que se trata o estilo, assim sempre aprendo mais. No bar eu dispenso os rituais, só sinto o aroma no começo e depois foco no sabor nos intervalos da conversa.
8 anos 7 meses atrás #63185

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Giovani Lopes no tópico Como é que você costuma a degustar suas cervejas?

Olá a todos, bom é meu primeiro post aqui, mas já visualizo o fórum a um tempinho :lol:

Estou beeeem no começo, e tenho uma dúvida básica que acho que se encaixa nesse tópico, é realmente importante deixar a cerveja descansando/repousando depois de compra-la, por causa de toda a movimentação que ela sofre no período entre loja -> casa? Ou seria um mito? Ou mesmo um assunto polêmico?
8 anos 7 meses atrás #63186

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se