Cadastre-se

Chiller

Criado por Maurício Ribeiro no tópico Chiller

Olá, amigos.
Sou um cervejeiro pré-iniciante (farei minha primeira brassagem amanhã), e surgiu uma questão de última hora sobre a qual eu gostaria da opinião de vcs.

Nós (eu e meu sócio) fizemos um modelo de chiller de imersão de cobre, mas optamos por fazer o mosto passar por dentro do tubo, que seria colocado em uma panela com água gelada. Não sei porque esta opção não é muito utilizada, já que todos os amigos que consultamos aqui na Acerva Mineira nos disseram que era um método mais eficiente em refrigeração do que o de simples imersão, além de também utilizar menos água, o que seria uma ponderação ecológica na nossa produção. O único porém seria a dificuldade de limpeza do tubo.
Em consenso com nosso pensamento de passar o mosto por dentro do chiller, há diversos modelos de chiller de contrafluxo onde o mosto passa por dentro do tubo de cobre. Até aí, então, acreditávamos estar tomando a decisão correta.

Entretanto, conversando com alguns cervejeiros durante este fim de semana (a quem não havíamos consultado antes), fomos alertados sobre o altíssimo risco de contaminação por cobre, e nos foi severamente desrecomendada esta opção. Disseram que o zinabre do cobre somente sai através de fricção, e assim não teríamos como limpar o tubo internamente, o que, já na segunda brassagem, poderia nos trazer problemas nesse sentido: o de contaminação por cobre das pessoas que bebessem nossa breja. Foi um balde de água fria no nosso chiller, antes mesmo de ele esquentar... heheheh

O que vcs poderiam nos dizer a respeito? Afinal, há tantos chillers no mercado e mesmo alguns artesanais que fazem o mosto passar por dentro do cobre...

Obrigado.
Last edit: 12 anos 10 meses atrás by Maurício Ribeiro.
12 anos 10 meses atrás #27751

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por MARCELO RICARDO MONICH no tópico Re:Chiller