Cadastre-se

duvida sobre o tipo de fermento

Criado por Gabriel Augusto no tópico duvida sobre o tipo de fermento

Ola pessoal
sou novato na fabricação de cerveja, e tenho uma duvida sobre o fermento : qual a diferença do fermento cervejeiro e do fermento biologico comumente vendido culinário?

vi em foruns estrangeiros que alguns homebrewers utilizaram fermento Fleishmann para fermentar a cerveja, e o unico "contra-efeito" foi que ficou mais alcoolico o resultado final.

oque voces acham disso?
abraço!

gabriel
Last edit: 12 anos 8 meses atrás by Gabriel Augusto.
12 anos 9 meses atrás #29272

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por André Luis Pereira dos Santos no tópico Re:duvida sobre o tipo de fermento

Olá.

Os fermentos utilizados por cervejeiros são do mesmo tipo utilizado para fazer pão/massas fermentadas.

No entanto, existem muitas diferentes cepas deste fermento, dando características diferentes para cada uma, mesmo com todas sendo da mesma espécie de microorganismo.

Recomendo a utilização de fermentos de cepas cervejeiras para que você obtenha a correta eficiência na fermentação, correta fermentação na temperatura de seu estilo de cerveja e o ótimo desenvolvimento de aromas em sua cerveja.

O fermento correto acrescenta aromas desejáveis e ao mesmo tempo retira odores/sabores indesejáveis.
12 anos 1 mês atrás #36047

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por MARCELO RICARDO MONICH no tópico Re:duvida sobre o tipo de fermento

Gabriel, também tive essa dúvida quando iniciei minhas brassagens.

O fermento é item importantíssimo na sua cerveja.
Pra o cervejeiro há muito que o estudar e pesquisar nessa área que valha a pena.

Como experiência vale você separar um pouco do seu mosto e utilizar o fermento de pão só para perceber a diferença.

Sugestão de leitura:

- White Labs
- Homebrew Yeast Library
- Fermentis

Pesquise outros fornecedores também.

Abraços e saúde.
12 anos 1 mês atrás #36049

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por André Luis Pereira dos Santos no tópico Re:duvida sobre o tipo de fermento

Eu mesmo já fiz experiências com fermento de panificação biológico, tanto desidratado como o não-desidratado.

A fermentação ocorre com facilidade em faixas de temperatura das Ales.

Mas os sabores e aromas desenvolvidos puxam muito para os de pão e acaba faltando um pouco de complexidade neles, complexidade essa essencial nas Ales.

As cepas de panificação produzem poucos esteres, aparentemente. Se fossem adaptadas para baixa fermentação, talvez pudesse se produzir uma Lager com alguma decência. (esse é um devaneio meu e deve ser testado antes de ser levado à sério)
12 anos 1 mês atrás #36051

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por MARCELO RICARDO MONICH no tópico Re:duvida sobre o tipo de fermento

André, obrigado pelas informações.
Sempre pensei em fazer esse teste, mas acredito que não seja mais necessário.
Valeu.
12 anos 1 mês atrás #36144

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por André Luis Pereira dos Santos no tópico Re:duvida sobre o tipo de fermento

Me animei e comecei um teste com pequena quantidade de mosto e o fermento de panificação Fleischmann no final de semana passado.

Usei primeiro o fermento desidratado. Depois farei um teste com o fermento fresco daqui a algumas semanas.

O experimento é com uma receita para uma lager bem suave. Uma pilsen tranquila (American Pilsen) para ver no que vai dar.

Vou postar os resultados do experimento/devaneio aqui.

Vamos ver hehehe.

O que já sei é que a fermentação começou rapidamente. O airlock está trabalhando até agora.
12 anos 1 mês atrás #36168

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se