Cadastre-se

duvida sobre o tipo de fermento

Criado por Gabriel Augusto no tópico duvida sobre o tipo de fermento

Ola pessoal
sou novato na fabricação de cerveja, e tenho uma duvida sobre o fermento : qual a diferença do fermento cervejeiro e do fermento biologico comumente vendido culinário?

vi em foruns estrangeiros que alguns homebrewers utilizaram fermento Fleishmann para fermentar a cerveja, e o unico "contra-efeito" foi que ficou mais alcoolico o resultado final.

oque voces acham disso?
abraço!

gabriel
Last edit: 12 anos 8 meses atrás by Gabriel Augusto.
12 anos 9 meses atrás #29272

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por André Luis Pereira dos Santos no tópico Re:duvida sobre o tipo de fermento

Olá.

Os fermentos utilizados por cervejeiros são do mesmo tipo utilizado para fazer pão/massas fermentadas.

No entanto, existem muitas diferentes cepas deste fermento, dando características diferentes para cada uma, mesmo com todas sendo da mesma espécie de microorganismo.

Recomendo a utilização de fermentos de cepas cervejeiras para que você obtenha a correta eficiência na fermentação, correta fermentação na temperatura de seu estilo de cerveja e o ótimo desenvolvimento de aromas em sua cerveja.

O fermento correto acrescenta aromas desejáveis e ao mesmo tempo retira odores/sabores indesejáveis.
12 anos 1 mês atrás #36047

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por MARCELO RICARDO MONICH no tópico Re:duvida sobre o tipo de fermento

Gabriel, também tive essa dúvida quando iniciei minhas brassagens.

O fermento é item importantíssimo na sua cerveja.
Pra o cervejeiro há muito que o estudar e pesquisar nessa área que valha a pena.

Como experiência vale você separar um pouco do seu mosto e utilizar o fermento de pão só para perceber a diferença.

Sugestão de leitura:

- White Labs
- Homebrew Yeast Library
- Fermentis

Pesquise outros fornecedores também.

Abraços e saúde.