Cadastre-se

Temperatura da fermentação e da maturação

Criado por Gustavo Chiappetta no tópico Temperatura da fermentação e da maturação

Olá sou iniciante.

Vou fazer minha primeira leva de cerveja esta semana. Escolhi fazer a Pale Ale, utilizando o extrato de malte e não o grão.
www.cervejaartesanal.com.br/extratodemalte.htm

Vocês sabem me dizer por que se deve maturar a cerveja a 1 grau Celcius e não a temperatura ambiente?

E tomando este tópico para o âmbito geral: qual a diferença que faz fermentar e maturar em diferentes temperaturas?
12 anos 7 meses atrás #30062

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por FABIO FLEMMING no tópico Re: Temperatura da fermentação e da maturação

Gustavo, bem vindo ao forum!

A temperatura de fermentação de uma Ale é em média 18º.
Para maturação usa-se uma temperatura mais baixa, entre 0º e 1º
"Good People Drink Good Beer" - Hunter S. Thompson

Beer Sommelier - ABS-SP
Membro da AcervA Paranaense

All The Best!
12 anos 7 meses atrás #30063

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Chiappetta no tópico Re:Temperatura da fermentação e da maturação

Valeu Fábio.

Mas você sabe me dizer no que altera maturar a 1ºC e não a 18ºC?

Pelo que pesquisei, em temperaturas mais baixar as partículas sólidas da cerveja decantam mais, e assim a cerveja fica menos turva. Talvez mais leve.

Mas não sei se de fato é isso.

To pesando em dividir essa leva de Pale Ale e maturar metade a 1ºC e metade a temperatura ambiente, para ver na prática a diferença.
12 anos 7 meses atrás #30071

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Leonardo S. no tópico Re:Temperatura da fermentação e da maturação

Gustavo Chiappetta escreveu:

Valeu Fábio.

Mas você sabe me dizer no que altera maturar a 1ºC e não a 18ºC?