Confrades Brejeiros (e Brejeiras)!
Na enquete feita anualmente pelo jornalista Roberto Fonseca (Bob), nosso confrade Alexandre Marcussi tocou num ponto bastante interessante, geralmente ignorado na esmagadora maioria das discussões cervejeiras: como "pior fato cervejeiro", ele citou "A reiteração da cultura do machismo na cena cervejeira nacional".
No Facebook, tentei discutir com ele esse assunto. Na hora, infelizmente, apareceram alguns ativistas no tópico a fim de briga, e eu apaguei a postagem (sinceramente, bater boca com ativistas intolerantes à opiniões alheias não faz a minha cabeça...

). Então, combinei com ele inbox para trazermos pra cá essa discussão.
Pra dar o pontapé inicial, cito um acontecimento pontual.
Em meados do ano passado, no grupo do Facebook Novidades Cervejeiras Brasil, uma ativista colocou um tópico festejando o fato de, após a sua reclamação, a Evil Twin haver alterado o rótulo "Brazilian Wax" pelo atual "Metro Man".
Na hora, inúmeras pessoas (homens e mulheres) criticaram a alteração, não vendo mal algum no antigo nome. Prontamente, as ativistas reagiram com fúria, ao que a discussão assumiu um tom nada amistoso. Eu mesmo me posicionei ao lado das pessoas que nada enxergaram de "machismo" no antigo nome da cerveja. Todo mundo ficou irritado, inclusive eu (pessoalmente, me irrito com opiniões do tipo "isso é machismo sim e está acabado, porque eu digo que é"...).
Pros ativistas, bastou ter opinião contra pra ser tachado de "machista", e isso me incomoda como dono de bar, site e professor de cervejas, que dou um duro danado pra extirpar essa aura ogra que a cerveja assumiu.
A questão que desejo colocar é: independente do nome da cerveja (essa pode ser outra discussão), até que ponto os(as) confrades acham que o meio cervejeiro ARTESANAL é "machista"? Pergunto sobre o meio artesanal, porque na grande indústria, com propagandas de gostosas e quetais, a gente pode combinar que é machista mesmo...
Gostaria que vocês colocassem situações
pontuais e
concretas pra debatermos numa boa, sem paixões ou ódio de gênero, pra cada um tirar a sua própria conclusão e ser um cervejeiro (ou uma cervejeira) melhor.