Cadastre-se

Pasteurização da cerveja

Criado por sergio domingues no tópico Pasteurização da cerveja

pessoal,

Vou começar a pasteurizar minhas levas, sei que muitos são contra a esse processo, mas gostaria de dicas.

Notei que minhas weiss ficam deliciosas assim que acabam a refermentação na garrafa e está fresca, porem coisa de uma semana depois de carbonatada ela começa a ficar mais escura e o sabor muda muito, com 10 dias depois então o sabor fica muito diferente.

estou armazenando em em gadeira depois de pronta.

Mas decidi fazer pasteurização para acabar com o processo do fermento, mas ai fica uma duvida:

Eu tenho mais interessa em no caso matar o fermento do que possiveis bacterias etc no caso de uma pasteurização faria.

A qual temperatura o fermento morre por completo?

Fiz um teste com duas garrafas a 68 graus por uma hora e depois resfriei e tive sucesso, nada de explosão, mas para garantir mesmo gostaria de saber se tem como fazer uma pasteurização para matar só o fermento mesmo assim poderia fazer talvez a uma temperatura menor e correr menos risco de alguma garrafa explodir.

o que mais me sugerem em fazer?

abraço a todos
9 anos 1 mês atrás #60150

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico Pasteurização da cerveja

Sérgio, eu também não consigo encontrar na internet a qual temperatura a Saccharomyces morre, mas pela vivência acredito que gira em torno de 40°C a 45°C. Creio que 55°C seja o suficiente.

Mas vale ressaltar, isso que eu disso não é nada absoluto, são apenas valores que eu supus.
Last edit: 9 anos 1 mês atrás by Gustavo Silva.
9 anos 1 mês atrás #60157

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por sergio domingues no tópico Pasteurização da cerveja

vou experimentar fazer isso em algumas garrafas pra ver o resultado.

Só acho interessante por que a maioria dos cervejeiros são contra fazer a pasteurização da cerveja em casa e muitos até se arrepia quando fala disso, são absolutamente contra na grande maioria.

por que? se em tese só traz benefícios e evita contaminação?
9 anos 1 mês atrás #60181

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico Pasteurização da cerveja

A pasteurização diminui o sabor e aroma da cerveja. Nunca fiz, por isso não posso ajudar muito com a prática, mas já tomei duas versões da mesma cerveja sendo uma pasteurizada e outra não, e posso garantir que a diferença é perceptível.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Denis Conrado
9 anos 1 mês atrás #60188

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por jonathan da silva no tópico Pasteurização da cerveja

pessoal algum avanço vou ter que fazerr nas minhas....
8 anos 3 meses atrás #64249

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se