Cadastre-se

Duvida quanto a adição do Açúcar!

Criado por Sergio Murilo Ghiggi no tópico Duvida quanto a adição do Açúcar!

Galera, to com uma duvida cruel.

A segunda vez que eu fiz cerveja foi uma Red Ale, e eu segui o passo a passo do site onde comprei o kit. E la dizia para que logo apos adicionar a levedura ao mosto, eu deveria colocar 500g de acucar em calda. Foi o que eu fiz. Mas agora me deparei com outros sites que dizem que essa adição de açúcar eh opcional, e que a cada 25g de açúcar adicionado, faz com que o teor alcoolico suba em torno de 0,20%.

Infelizmente estou sem densimetro pra medir isso, mas o kit diz que o alcool esperado eh de 5%, no caso voces acham que essa adicao de açúcar fez com que o teor alcoolico esteja acima de 9%? (5% + (500g * 0,20 / 25g)). Estou aqui sem saber se os 5% ja cantam com esses 500g de açúcar (o que eu nao acredito), ou nao!

Espero que possam me ajudar! Obrigado
9 anos 5 meses atrás #57844

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Marcelo Vodovoz no tópico Duvida quanto a adição do Açúcar!

n tem a receita inteira?
9 anos 5 meses atrás #57845

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico Duvida quanto a adição do Açúcar!

No começo é um pouco complicado, pois ainda não temos os equipamentos ou temos medo de não dar certo e não investimos nos mesmos. Mas vai uma dica: compre tudo antes de começar a fazer cerveja, inclusive densímetro, chiller, balde fermentador, moedor de malte e se possível faça um curso de produção. Ou, como no meu caso, estude muito antes de começar as produções.

A sua cerveja é um mistério, pois pode ser que sua eficiência tenha sido baixa e tenha ficado com pouquíssimo álcool ou tenha sido muito alta e ficou muito alcoólica.

Mas vamos por partes. Quantos litros você fez?

Digamos que tenha feito 20L e que sua OG tenha sido 1,05g/cm³. Nesse caso adicionando 500g de açúcar a densidade irá pra 1,058. E como o açúcar cristal é quase 100% fermentável todo ele virará álcool. Nesse caso o teor alcoólico irá aumentar cerca de 1%.
9 anos 5 meses atrás #57846

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Sergio Murilo Ghiggi no tópico Duvida quanto a adição do Açúcar!

Obrigado, amigo.

Na verdade, tenho todo o equipamento. Tenho os fermentadores, Chiller, Moedor. Apenas meu densimetro que foi quebrado por descuido da diarista. Na minha cidade nao encontra pra vender. Comprei outro online mas vai chega so em alguns dias.

Tambem li e estudei muito a respeito. Nao tive duvias ao longo do processo. Foi tudo muito facil, ate me deparar com uma receita que exigia a adicao de 500g de acucar. Realmente eu nunca tinha lido a respeito. Apenas fiz como mandava a receita, e sim, estou na duvida se ela esta realmente correta. Mas vou tentar entrar em contato com o autor de tal receita, e ver se ele me esclarece o porque dessa exigencia.

Eu fiz 10L de cerveja. A primeira medida no densimetro foi de 1061. Eu terei que esperar o densimetro chegar para verificar seu teor alcoólico, mas gostaria de saber se esses 500g vao realmente elevar o teor alcoolico de 5% para 9%
9 anos 5 meses atrás #57849

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico Duvida quanto a adição do Açúcar!

Com 10L irá aumenta cerca de 2,1%. É bastante, deixando sua cerveja com corpo muito baixo, provavelmente, mas nada que a deixe intomável.
9 anos 5 meses atrás #57854

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se