Cadastre-se
× Lançamentos de cervejas, cervejarias e livros sobre cerveja. Não é um espaço para divulgação de eventos, vídeos, podcasts, sites.

Baden Baden IPA

Respondido por Fernando Pires no tópico Baden Baden IPA

Alexandre LC escreveu: Fernando, então você achou a BBIPA melhor que Jade? Não entendi.


Alexandre, mesmo tendo propostas parecidas (ter como alvo o custo x benefício), acho que as percepções sensoriais são diferentes. Mas se quer saber em termos de aroma e sabor, sim, achei a BB Ipa um pouco melhor que a Jade.
Acho que o preço médio das duas será o diferencial para a compra, uma gira em torno de 9 reais e a outra por 14,00.

Abraços.
Last edit: 8 anos 11 meses atrás by Fernando Pires.
8 anos 11 meses atrás #61341

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Edson Marquezani Filho no tópico Baden Baden IPA

Por extrato de aroma vocês estão falando de óleo essencial da lupulina? Porque isso não é exatamente aditivo, mas sim um extrato do lúpulo, o que eu considero plenamente aceitável e até desejável, se for pela qualidade. Porque, pra aroma, basicamente é só isso que interessa. O dry hopping inclusive tem que lidar com o inconveniente de não passar o sabor vegetal pra cerveja, coisa que esse método resolve 100%.

Eu fiquei sabendo disso ouvindo uma das palestras dos Saloms da Savor (2013 ou 2014, não tenho certeza) em que um cara da Lagunitas entrega o ouro de que eles usam isso na Maximus IPA deles, e quem muito mais gente na indústria já usando isso por lá.

Inclusive, a nova wet-hop IPA da Sierra Nevada, a Hunter IPA, usa uma técnica análoga de extração pra poder "estocar" o lúpulo "molhado" e fazer a cerveja o ano todo, mesmo fora temporada de colheita.

Isso é bem diferente de usar aromatizante ou até mesmo trapacear qualquer extrato de fruta (embora eu também não veja problema nisso, o que importa é o produto final).
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Claudinei  
8 anos 11 meses atrás #61357

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gabriel C. no tópico Baden Baden IPA

Pelo que eu entendi, a pergunta foi sobre essência de maracujá, Edson. Usar óleo essencial de lúpulo me parece uma ótima saída para resolver estoque de safras!
8 anos 11 meses atrás #61358

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Odimi Toge no tópico Baden Baden IPA

Pelo que entendi - do post do Claudinei citando o post do Bruno sobre a Hop Lover - é essência de aroma de frutas mesmo.
8 anos 11 meses atrás #61359

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Claudinei   no tópico Baden Baden IPA

Edson Marquezani Filho escreveu: Por extrato de aroma vocês estão falando de óleo essencial da lupulina? Porque isso não é exatamente aditivo, mas sim um extrato do lúpulo, o que eu considero plenamente aceitável e até desejável, se for pela qualidade. Porque, pra aroma, basicamente é só isso que interessa. O dry hopping inclusive tem que lidar com o inconveniente de não passar o sabor vegetal pra cerveja, coisa que esse método resolve 100%.

Eu fiquei sabendo disso ouvindo uma das palestras dos Saloms da Savor (2013 ou 2014, não tenho certeza) em que um cara da Lagunitas entrega o ouro de que eles usam isso na Maximus IPA deles, e quem muito mais gente na indústria já usando isso por lá.


Se for isso mesmo o que o Bruno quis dizer no outro tópico, acho que a questão está esclarecida!

Extrato de lúpulo, ou o tal do "Dip Hopping" da nova Baden, também não vejo nenhum problema nessas técnicas, haja visto utilizar-se como base um ingrediente tradicional. Já o uso de essência de alguma fruta para reproduzir o aroma cítrico/frutado que muitos lúpulos possuem, eu não curto, mesmo que o resultado final seja idêntico, pois passaria a idéia de algo muito "artificial" (a Brewdog Punk IPA não é uma fruit beer). Mas isso é apenas minha opinião pessoal... ;)
 
8 anos 11 meses atrás #61362

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Claudinei   no tópico Baden Baden IPA

Odimi Toge escreveu: Pelo que entendi - do post do Claudinei citando o post do Bruno sobre a Hop Lover - é essência de aroma de frutas mesmo.


Pois é... o phoda é que estamos apenas especulando aqui. Só mesmo a cervejaria poderia esclarecer definitivamente a questão, mas talvez eles nem façam isso. Sabe como é, "segredo industrial"... :unsure:
 
8 anos 11 meses atrás #61363

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se