Weihenstephaner Vitus

Comentários
1.176 visitas

vitus.JPG

Manhã gelada de final de novembro, no S-Bahn (metrô de superfície) que nos levava, este escriba e o Confrade brejeiro Daniel C., ao aeroporto Josef Strauss. Distraídos, passamos a observar a placa com o itinerário e o nome das estações. Foi quando vimos o nome da cidade de Freising, e nos espantamos com a sua proximidade de Munique. Dava até pra ter visitado a cidade bávara que abriga a Weihenstephan, simplesmente a cervejaria em atividade mais antiga do mundo, fundada pelos monges beneditinos em 1040.

Os cervejeiros mais antenados já estão familiarizados com as Weihenstephaner, especialmente as Hefeweissbier e a Hefeweissbier Dunkel, as quais já freqüentavam as prateleiras dos melhores supermercados e empórios há anos. Pois em março de 2007 a cervejaria lançou na Alemanha a Vitus, breja do estilo Weizenbock, que agora aporta no país. Uma vez que se trata de uma cerveja forte, para ser apreciada nos meses mais frios, escolhi o bar Beija Flor, no clima invernal e serrano de Monte Verde (MG), para degustá-la.

Deitando a breja ao copo, vem a primeira surpresa: Cadê aquele líquido escuro-avermelhado típico das Bocks? A Vitus apresenta uma coloração dourada intensa e turva. O creme é de responsa, branco, denso e medianamente persistente. O aroma é uma mistura agradável de fermento de pão e cravo. Mas é na boca que a cerveja mostra a que veio.

A segunda surpresa é que o relativamente alto teor alcoólico (7,7%) não fica nada agressivo, inserindo-se perfeitamente no conjunto e imprimindo o belo caráter que a breja ostenta. No paladar, mais fermento e presenças marcantes de cravo e banana. O final é longo e levemente amargo. Uma senhora cerveja, obtendo a respeitabilíssima nota média de 3,83 no Ranking BREJAS.

A Weihenstephaner Vitus Weizenbock pode ser encontrada no Brasil nos empórios, bons supermercados e lojas virtuais de cervejas pelo preço médio de R$ 12,00. E uma última informação: Nem toda cerveja Bock tem obrigação de ser vermelho-escura. O Guia de Estilos do BJCP (veja AQUI o que é isso) enumera pelo menos dois estilos de cervejas Bock que podem ser claros: a Maibock e a Helles Bock. Mas, sobre essas brejas, falaremos noutra hora…

4 Respostas para “Weihenstephaner Vitus”


  • Fala Mau,

    Coincidência… Estou indo pra Monte Verde amanhã 🙂

    F.

  • 2 Mauricio (BREJAS)

    Heheheehhhh…

    Boa viagem, Fabio!

  • Acabei de chegar de Mte Verde. Fui ao Beija-Flor todos os dias, e posso dizer que a Vitus tá fazendo sucesso… Todo mundo experimentando (e elogiando).

    Eu gostei muito da cerveja. Realmente não se sente tanto realce no álcool, e ela fica perfeita pra acompanhar um tira-gosto mais forte, como embutidos.

    Quem puder, experimente…

    F.

  • Olá confrades!!

    Bom, eu num sou um belo degustador nao!
    Mas, trabalho num bar em Fortaleza, que vende varias cervejas, enter elas esta a
    Vitus, na primeira semana que essa breja chegou eu tratei de vender uma pra ver como era e ter informaçoes com o cliente sobre ela, foi uma surpresa realmente,
    pois fiquei com medo de ter errado na indicaçao qando vi aquela cor!!rsrsrs…
    Mas continuei a servi e fiquei ali perto pra saber do cliente o que achava “daquela estranha cerveja” , a surpresa maior ele adorara a berja e em seguida mim pede mais uma!!
    Dia seguinte fui tirar o “tira-teima” vende outra e novemente a resposta de que
    é uma boa cerveja!
    Entao decide vou tomar uma!

    Entao num dia de folga eu fui e bebi ela!!
    É realmente muiito saborosa, uma espuma densa , uma aroma bastante agradável,
    e quasenao se nota mesmo os seus 7,7 de alcool!!

    Eu gosto de indicar muito ela!!
    Tenho clientes que ja chegam querendo se mostrar pra amigos
    pedindo ela e se gabando quq já conhece!!
    rsrsrrsrs….

    Obrigado pelo espaço!!!
    Abraço a Todos!!

Deixe um comentário

Você deve logar-se para postar um comentário.



Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]