Em busca do diploma de Beer Sommelier…

14 Comentários
5.815 visitas

doemens

Como o leitor já sabe, este Blog está a serviço da notícia cervejeira. Mas, apenas por um momento, permitam-me ser a notícia.

Confesso: Sucumbi — agora de vez — ao poder da cerveja!

Após muito refletir e avaliar inúmeras situações, possibilidades, disponibilidades e, porque não dizer, minha conta bancária, tomei há algum tempo uma decisão de vida: Minha inscrição já está feita e em março próximo estarei em Munique (Alemanha) frequentando o prestigiadíssimo Curso de Formação de Beer Sommelier da Doemens Akademie, reconhecida instituição de ensino cervejeiro naquele país.

Na verdade, a decisão havia sido tomada por mim já em meados de abril de 2009. Isso porque, originalmente, o Curso estava programado para acontecer em novembro último, e por motivos diversos teve de ser adiado. No Brasil, há apenas duas profissionais com o título de Diplom Biersommelier: Cilene Saorin (mestre-cervejeira) e Káthia Zanatta (Grupo Schincariol), ambas também formadas pela Doemens.

O que é ser Beer Sommelier

O Beer Sommelier é um expert em cervejas, profissional detentor de conhecimento científico capaz de dar orientações sobre cervejas desde ao consumidor comum até aos demais profissionais da área. Seu papel inclui elucidar sobre métodos de fabricação, harmonização com alimentos, além de ser um responsável pela disseminação da boa cultura cervejeira e do consumo responsável de cervejas. Meu objetivo é ser mais um soldado na “guerra” da difusão dessa cultura que todos amamos — só que falando com um pouco mais de propriedade…

O Curso de Formação de Beer Sommelier da Doemens Akademie que farei se dará em duas semanas em período integral, e em dois países; a primeira semana em Munique e a segunda na cidade italiana de Treviso. As aulas desta turma em especial serão ministradas no idioma italiano. Terão conteúdo prático e teórico, assim como diversos exames obrigatórios, condicionantes para obter o diploma. Torçam por mim!

Esticando a viagem…

Logo após terminar o Curso — formado ou não… –, e aproveitando a viagem, já havia programado um percurso exploratório pelas cervejarias artesanais do norte da Itália que, à moda americana, estão revolucionando a arte de fazer ceveja, com receitas criativas, clássicas e deliciosas. Já estão programadas visitas em várias cervejarias como Le Baladin, Birrificio Italiano, Montegioco, Birrificio Lambrate, entre outras.

“Delegação” brasileira

O adiamento do curso possibilitou que — ainda bem! — este escriba não fosse o único brasileiro a estar na Doemens em março próximo. Juntamente comigo, serão também alunos os amigos Alexandre Bazzo (cervejeiro da Bamberg) e Edu Passarelli (blog Edu Recomenda e um dos sócios do bar paulistano Melograno).  Certamente, voltaremos ao Brasil  em finais de março com mais bagagem para contribuir cada vez mais com a crescente cultura cevejeira nacional.

Torçam, agora, por nós!

14 Respostas para “Em busca do diploma de Beer Sommelier…”


  • Boa sorte e bons estudos por lá Maurício.
    Grande abraço.

  • Boa sorte para todos os confrades, que voltem diplomados e com mais experiencia que nunca. Parabens pela iniciativa. E que boas cervejas o levem aos melhores caminhos possiveis.

  • 3 Fabio Castelucci

    Mauricio,
    Parabens pela iniciativa, que vc seja muito bem sucedido no curso e possa nos ensinar ainda mais.
    Um grande Abraço e boa sorte!!!

  • Grande Mau!!! Mas essa é uma notícia cervejeira, e excelente!!! Bons estudos, diversão e aprendizado!!! Aguardamos relatos DETALHADOS dessa aventura!!!

  • 5 Mauro Renzi Ferreira

    Maurício, depois quero conversar melhor contigo sobre o curso… Ele muito me interessa.

  • 6 Alexandre A. Marcussi

    Grande Maurício, sucesso no curso! Depois vc nos dá uma palhinha de como foi! 😉

  • 7 Mauricio (BREJAS)

    Pessoal,
    MUITO obrigado pela força e pelo incentivo!
    E podem deixar que terei muita história pra contar a vocês.
    Um abração.

  • 8 Luis Antonio Teixeira

    Grande Mauricio, excelente iniciativa, era só o que te faltava para ser perfeito em sua cultura, parabéns !!!

    Boa sorte e bom aprendizado !!!

    Abração

  • Parabéns, Mauricio!!

    Trata-se, desde já, de uma grande vitória!!

    Sinto, de verdade, como se fosse minha!!

    Sou leitor de Brejas, ainda um iniciante nesse mundo cervejeiro, mas já um completo apaixonado.

    Se puder depois bater um plá comigo sobre o curso, ficaria imensamente grato.

    Quando publico o comentário você tem acesso ao e-mail aí, né? Aguardo contato.

    Abraço e, mais uma vez, PARABÉNS!!!

    Rômulo Coelho.

  • 10 Marcus Vinicius M. Pedro

    Maurício, assim como todos já disseram, deixo o meu Parabéns!!

    Ainda não tive o prazer de conhecê-lo, infelizmente. Mas pelas suas avaliações no site e participação no fórum, vejo que você é um cara sensacional e merece sucesso!!

    Estaremos aguardando os relatos!

    Abraços e boa viagem!

  • Primeiramente como todos parabenizo a todos pela busca de conhecimento e aprimoramento, estamos evoluindo de uma maneira espetacular na qualidade de “nossas cervejas” graça a vontade e busca de novos conhecimentos.

    Faço um convite aos viajantes, moro em Treviso uma das cidades sede do curso, a fazer um roteiro por algumas microcervejarias.Tambem vivo no mundo da cerveja artesanal,tenho um grande amigo mestre cervejeiro originario de Monique que venceu medalha de bronze ’European Beer Star Award 2007 con cerveja La Bianca.

    Grande abbraço

  • Gostaria de saber se o curso de beer sommelier na doemens é em inglês ou alemão?Obrigada!

  • Maurício,
    Adoro as matérias publicadas aqui, eu sou louca por cerveja, e me interesso muito por tudo que é ligado tanto á fabricação quanto a historia de cada cerveja,e super me interessei por esse curso.
    Faço minha a pergunta da Priscila, o curso é em ingles ou alemão ??

  • 14 Paulo Cesar Pegini

    Bom dia Mauricio, sendo a primeira vez que escrevo para vc gostaria de saber se é obrigatorio ter diploma para ser um expert em cervejas ou como modernamente chamam agora de sommelier, pois estou no ramo de cervejas há 35 anos, ja fiz degustações para varias revistas e em varios outros lugares, fui o fundador da primeira CERVEJARIA do Brasil e da America do Sul em 1979 mas ja estudava a Cultura Cervejeira do Brasil desde l975. Gostaria se fosse possivel algumas informações para me ilustrar mais sobre o que esta acontecendo agora no Maravilhoso Mundo da Cerveja.Quais os objetivos do curos de sommelier e cervejas, pois não vejo oportunidades de emprego neste novo ramo. Pois as casas que se dizem especializadas, desconhecem e não se utilizam deste serviço.

    Parabéns pela sua viagem especialmente na Italia muto bono e traga bastante novidades pra nós!

Deixe um comentário

Você deve logar-se para postar um comentário.



Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]