Pronúncia correta das cervejas belgas

Comentários
9.956 visitas

belgaspronuncia

Cá entre nós, embora as cervejas da Bélgica sejam indiscutivelmente as melhores do mundo pelo “conjunto da obra”, nem sempre é fácil pronunciar seus nomes — alguns deles dotados de sons que beiram ao gutural — sem achar que está cometendo alguma gafe linguística.

À moda Tabajara, seus problemas acabaram! Para quem, como eu, vive fuçando na internet atrás de informações e literatura cervejeira, o site americano The Belgian Beer Escort é velho conhecido. Traz várias informações sobre as brejas belgas e, de quebra, um utilíssimo guia de pronúncia, contendo os áudios das mais afamadas, em flemish (ou flamengo, idioma falado na região de Flandres, norte da Bélgica) e francês.

Já vi, por exemplo, muita gente defendendo que a pronúncia correta da trapista Chimay era algo como “quimé”. Com o guia, está desvendada a dúvida: É “ximé” mesmo.

EM TEMPO: Foi o usuário brejeiro Anderson Martins que, no movimentadíssimo Fórum do BREJAS, suscitou-me a lembrança desse guia. Fica o agradecimento ao nobre leitor.

Cursos do BREJAS

Confira o programa de Cursos e Palestras do BREJAS. Para quem quer aprender a degustar com conhecimento, o Curso de Degustação de Cervejas e Cultura Cervejeira. E, para um evento realmente diferente na sua empresa, com informação cervejeira e também diversão, a Palestra-Apresentação corporativa O Mundo da Cerveja.

8 Respostas para “Pronúncia correta das cervejas belgas”


  • Fala, Maurício, tudo jóia?
    Ei de discordar. Quando falamos que uma cerveja ou tipo de é melhor que outra, temos que deixar claro que estamos falando do nosso gosto, é extremamente pessoal, e a frase deste post “embora as cervejas da Bélgica sejam indiscutivelmente as melhores do mundo pelo “conjunto da obra” “.
    Melhor seria que você colocasse pois, que pra você as cervejas da Bélgica são melhores. Pra mim, não são as minhas preferidas, embora goste bastante.
    Falando sem estas atenções, acabamos induzindo os mais novatos a terem opiniões pessoais de outros como verdades absolutas, criamos dogmas num campo semeado de diversidade.
    Abração,
    Botto

  • 2 Mauricio (BREJAS)

    Grande Botto!
    Você tem razão. Claro que é uma questão estritamente de gosto pessoal. Como exemplo, conheço um caminhão de gente boa que não abre mão da escola alemã, seja pelo frescor das brejas de lá, seja pelo apelo “purista” da Lei de Pureza. Não importa. Gosto é gosto.
    Todavia, este Blog é um espaço no BREJAS reservado exatamente às opiniões pessoais dos seus autores, sejam ou não os Confrades brejeiros. Note que a postagem foi assinada por mim, e não pelo BREJAS, enquanto que, no caso dos posts assinados pelo site, aí sim não há espaço para opiniões particulares.
    É como se eu colocasse uma resenha de alguma cerveja, evidenciando as impressões que foram importantes pra mim somente. Como a opinião é pessoal, ninguém é “obrigado” a sentir os aromas e sabores que eu sinto. Não há qualquer “indução” aos novatos. E, de quebra, temos profundo respeito ao leitor a ponto de não subestimá-lo, confiando em sua capacidade autônoma de julgar por si próprio. Por isso, nesse ponto, ouso discordar de você.
    Um abração!!!

  • 3 Luis Antonio Teixeira

    Bem, como diz o velho ditado popular: “a voz do povo é a voz de Deus”.
    No Top 5 do ranking mais popular do Brasil, que é este em que expresso minha opinião neste momento, a cerveja mais bem colocada é uma Belga, e nas outras 4 posições aparecem outras 2, então quer dizer que a preferencia da maioria é mesmo pelas Belgas.
    Tanto aqui no Brasil quanto em outros Ranking pelo mundo as Belgas aparecem na preferencia da maioria.
    Inclusive, a melhor cerveja feita no Brasil, que eu já tive o prazer de degustar, é uma cerveja de estilo Belga e se chama ” A Dama Do Lago”, do amigo Botto, que me surpreendeu com o comentário acima.
    Discorde quem quiser discordar, mas a maioria prefere as Belgas e sua lei da BOA impureza.

  • Meus amigos Maurício e Luiz, concordo e discordo de ambos.
    Acho que existe grande diferença quando mesmo assinando ao final dizemos que algo é melhor que outro, embora acreditemos que os gostos sejam pessoais. Acham que ao lermos uma frase, por exemplo, que diz

  • Meus amigos Luis e Maurício, tudo jóia?
    Acho que gosto pessoal é gosto pessoal, assim como gostos coletivos são gostos coletivos, desde que individualizados.
    Acho que muita diferença há em dizer que um estilo é INDISCUTIVELMENTE melhor que outro, mesmo que uma maioria ache, sendo melhor dizer que a maioria julgue, em que pese ser sempre a maioria relativa (maioria de onde, do blog, do brasil, dos que acessam a inyternet, do que?).
    Assumirmos algo como melhor é duma responsabilidade absurda.
    Entretando, podemos ter nossas preferências, obviamente, mas na MINHA OPINIÃO devemos pontuar as impressões como pessoais, de forma a não influirmos no pensamento coletivo subjetivamente, o que a meu ver é errado.
    Todos temos nossas preferências, e estas devem sempre, ao meu ver, insisto sempre em pontuar o MEU ponto de vista apenas, ser nossos, bem pontuados. Quando não o fazemos, afirmando, estamos sendo levianos, na minha opinião, o que não é bom, acho.
    Luiz, nem sempre a voz do povo ou da maioria é a mais correta. Já ouviu dizer que toda unanimidade é burra? Sou desta teoria, ou algo desta maculadamente, pois do contrário teria que aceitar que o Flamengo é o melhor time do mundo, por ser dono da maior torcida, dona da dita MAIORIA.
    Enfim, a maioria minha é a que mais gosto, é minha,, em que pese haja outros neurônios deturpados no mundo, hehehe.
    Tudo é RELATIVO, e afirmações, ao meu ver, são burras, ou limitadoras. devemos ampliar nossos horizontes, e não o contrário.
    Abraços,
    Botto

  • 6 Anderson Martins

    Não vou entrar na discussão porque como sempre tudo que envolve subjetividade gera polemica…rsrsrs, seja a melhor coxinha, o melhor filme, a melhor cerveja, enfim, qualquer ranking terão os que concordam e os que discordam… e viva a democracia…hehehe

    Só estou escrevendo mesmo para agradecer por ter lembrado de mencionar meu nome, fiquei feliz em ter colaborado mesmo que indiretamente com o site…..
    Valeu!!!

  • 7 Carlos Cesar Reis

    Que beleza de “discussão”. Tudo que é subjetivo gera polemicas que deveriam ser sempre discutidas em um bom bar. Pela Web … imagino assim … o Botto atrás da telinha do PC tomando uma Alemã ou uma bela artesanal brazuca… e o Mauricio uma poderosa Belga. Eu to aqui me divertindo com a “discussão” tomando um choppinho trigo da Colorado que sobrou de Domingo. Acho que vocês dois estão absolutamente corretos em suas colocações … Mas voltando ao tema do artigo … como saber a real pronuncia se nem os Belgas sabem … visto que as 2 pronuncias oficiais (Flamenco/Francês) são bastante diferentes… hehehehehe … Quanto a discussão das melhores cervejas … minha humilde opinião: BELGAS !!! Abraço a todos !!!

  • 8 Alexandre A. Marcussi

    Tendo a preferir as ales belgas na média, mas não absolutamente, pois também adoro as inglesas. Contudo, independentemente da minha opinião pessoal, realmente o mais importante é sempre o respeito à diversidade, senão somos levados a criar fundamentalismos. Acho que a nascente cultura cervejeira no Brasil precisa, antes de mais nada, ser democrática e respeitosa, já temos fundamentalismos demais com a cultura dos “torcedores de rótulos” e dos pretensos entendidos.

    Óbvio que o Maurício e todo o pessoal do Brejas sempre brigaram *justamente* pela democratização do consumo e da discussão através da interatividade do portal, mas a ressalva do Botto foi um lembrete importante de que nossas opiniões nunca devem ser colocadas de forma a inviabilizar a divergência e deseducar o consumidor, criando novos dogmas. Que continuemos discordando saudavelmente!

Deixe um comentário

Você deve logar-se para postar um comentário.



Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]