Deguste mais, deguste melhor: participe de uma confraria

Comentários
1.287 visitas

Grid

Com o avanço da cerveja artesanal no mercado, aumento da disponibilidade de rótulos sofisticados (e caros) e, ainda, com um maior interesse por parte dos consumidores, certa prática bem difundida entre apreciadores de um outro fermentado tem se demonstrado como uma iniciativa produtiva e inteligente também para os que gostam de uma boa cerveja: a confraria. O tradicional ato de compartilhar bebidas entre amigos. Ou se preferirem, confrades.

Observo que eu costumo beber sozinho com grande frequência. Aprecio o momento. Contudo, degustar uma cerveja de qualidade em companhia de pessoas que também compartilham com você o mesmo interesse em entender os “porquês” de cada rótulo, em pesquisar e claro, investir, certamente é bem mais interessante. Essas são algumas das vantagens de participar de uma confraria. Vejamos outras três:

Custo

Até uns três ou quatros anos atrás, era possível para o consumidor (dos mais empenhados) conseguir sozinho acompanhar praticamente todos os lançamentos cervejeiros que chegavam ao mercado nacional. Já nos dias de hoje, tal comportamento se tornou quase que impossível de ser adotado. Pois além da avalanche de novas cervejas, os altos preços inviabilizaram quase que por completo algo neste sentido. Solução? Dividir os custos. Compartilhar. Assim aquela cerveja de R$ 280,00 passa a ser bem menos proibitiva, digamos.

“Caçar” em grupo sempre foi mais produtivo

O caminho para se degustar as melhores cervejas do mundo é muito menos espinhoso e dispendioso quando trilhado em conjunto. Entre confrades. Ou seja: quando o assunto é cerveja rara e A+, a confraria passar ser obrigatória – eu diria. Você sonha por exemplo em fazer uma vertical de Dark Lord ou mesmo degustar a linha “weekday stouts” da The Bruery? Trate de descobrir pessoas com esse mesmo objetivo e que estejam dispostas a cooperar na busca. Fazer isso sozinho levaria bem mais tempo e demandaria muito mais inve$$$timento. Acredite.

Aprendizado

O exercício de se degustar em grupo, além de ser prazeroso e bem divertido, é também pedagógico. Uma vez que você tem a oportunidade de trocar experiências com outras pessoas em tempo real sobre o que está bebendo e melhor, sob as mesmas condições. Normalmente todos participantes acabam aprendendo e ensinando algo em uma mesa de degustação. Sem dúvida este é um dos principais ganhos proporcionados pela confraria.

Para concluir, ressalto que tenho conhecimento de várias confrarias bem produtivas espalhadas pelo Brasil. Fico feliz com esse engajamento. Pois tudo isso acaba que fomentando novas amizades e consequentemente espalhando a cultura cervejeira.

Ah, mais uma coisa: nunca se esqueça que cerveja A+  TEM que ser compartilhada. É fundamental ter isto em mente caso você pense em participar de alguma confraria produtiva um dia.


FiL CruX
Beer Sommelier ávido por cervejas *A+* . É também um apreciador de música extrema e colecionador de miniatura de carros da PSA.

0 Resposta para “Deguste mais, deguste melhor: participe de uma confraria”


  • Nenhum comentário

Deixe um comentário

Você deve logar-se para postar um comentário.

Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]